32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Fortaleza é a única cidade do Brasil a ter uma boa qualidade do ar, segundo OMS

quinta-feira, 28 de março 2024

O  6º Relatório Anual Mundial sobre a Qualidade do Ar, feito pela empresa suíça, IQAir, revelou que Fortaleza é a única cidade do Brasil a atingir todos os parâmetros que consideram a qualidade do ar boa. Este documento analisa os níveis de poluição do ar em diversos países e a Capital cearense se destacou.  Ao todo, 38 cidades brasileiras participaram do estudo, porém, Fortaleza atingiu todas as diretrizes determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Reprodução

Para chegar ao, o levantamento usa a medida PM2.5, sigla que representa o material particulado, que consiste em partículas inaláveis que caracterizam um elemento de poluição atmosférica. Índices de 0 a 5 µg/m³ são considerados ideais. Já os índices entre 5.1 e 10 µg/m³ são considerados acima do ideal, mas ainda são aceitáveis, por causarem poucos riscos à saúde da população. Fortaleza apresentou índice de 3,4 µg/m³, se enquadrando nas cidades com qualidade do ar ideal. Foram analisados os dados de mais de 30 mil estações de monitoramento da qualidade do ar, instaladas em 7.812 locais localizados em 134 países, para o relatório.

A Prefeitura de Fortaleza, desde 2023, possui um projeto que monitora a qualidade do ar, sendo executado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), a política de vigilância é responsável pela instalação de 30 monitores de baixo custo, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Ceará.

Estes equipamentos são responsáveis pelo monitoramento da qualidade do ar em diversos bairros da cidade. Eles foram instalados no topo de estruturas, como postes, e possuem sensores responsáveis por coletar dados como os tipos de poluentes e parâmetros climáticos, tais como temperatura, umidade e pressão do ambiente.

Os monitores foram instalados próximos a escolas municipais e, atualmente, a Prefeitura de Fortaleza iniciou a implantação também no entorno do Parque do Cocó, em uma ação que visa expandir o monitoramento para áreas verdes centrais. 

Mais conteúdo sobre:

OMS Prefeitura de Fortaleza qualidade do ar

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com