27.1 C
Fortaleza

Gatos escaldados

O deputado Evandro Leitão, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza já dispõe de 32 dos 45 votos do Diretório do PT da capital. Com isso ele já poderia ser declarado, por antecipação, o candidato da coligação governista para encabeçar a chapa do PT e aliados. Leitão, entretanto, prefere permanecer o com toda a cautela possível, preferindo perseguir o consenso ele ancorado pelo ministro Camilo Santana e o governador Elmano, para representar o bloco aliado com vistas a um pleito tranquilo e sem o epílogo infeliz que teve o PDT em 2022, com insensatos que desprezaram o consenso aproximando da quase destruição a sigla, o que leva outros políticos a agirem como “gatos escaldados”. Apesar do clima favorável a Evandro Leitão, não deixa de ser notada a preocupação e correntes opinativas, tendo em vista a persistência com que a ex-prefeita defende a realização de consulta prévia, apostando num confronto entre ela e os demais pré-candidatos que se dispuseram a contestar a preferência dos chefes petistas que mandam no partido, e por via de consequência, no Diretório Municipal, a quem cabe a ultima palavra. Estrategista de reconhecida competência pelo que se pode entender, não concorda com os 32 votos dos 45 eleitores que integram o colegiado. A não ser que possa tirar um coelho da cartola para virar o jogo contra um time formado por Camilo Santana, Elmano Fritas e José Guimarães, a candidatura do deputado Evandro está consolidada. Mas isso ainda não significa que ela tenha desistido sem apelar as ultimas consequências que se encerram com o voto na urna da convenção partidária. É um apelo que todos reconhecem como justo, mas que não deve alterar os números. O problema é o “day after” apontando para a quebra do consenso que todos querem evitar. Qualquer ameaça nesse sentido pode influenciar no resultado do pleito.

Sem conversa mole. Na Assembleia Legislativa após muitos apelos preocupantes do Planalto a Ibiapaba, o deputado Diassis ocupou a tribuna para um pronunciamento de bom tamanho, em que alertou sobre a ausência de mobilização de deputados, senadores, prefeitos vereadores e lideranças, a respeito do litígio Ceará-Piauí. No final, todos concordaram com a necessidade da constituição de uma Frente Parlamentar, defendendo o território cearense.

ENEL sitiada. Pelo visto não adiantou a ENEL acenar com promessas de que pretende gastar R$ 18 bilhões para resolver seus problemas técnicos, e não perder as concessões do CE, SP e RJ. Nos próximos dias teremos o dia “D” da ENEL, pelo menos no Ceará. Deputados federais e estaduais estarão nas suas bases para colher junto ao povo, tudo o que há de falhas na empresa.
Falando certo. Na visão do deputado Cláudio Pinho o ministro Edson Fachin, do STF, acerta ao dizer que o Legislativo tem culpa pelos desencontros com o Poder Judiciário. A Camara e o Senado Federal não se empenham na aprovação de políticas adequadas para o país, obrigando o STF a debater e remendar o que a Câmara ignora.
Agricultura Familiar. Foi das brilhantes a participação da caravana encarregada de comandar a representação da Agricultura Familiar do Ceará na Feira Internacional Expocomer, no Panamá. Formada pela EMATERCE, DAS, Projeto São José e Adece, o objetivo era tornar exportáveis produtos como alimentos, bebidas, vestuários e tudo que faz parte desse pacote.
Pé de meia. O Ceará é o primeiro Estado a adotar e pôr em prática o criativo projeto “Pé de meia” criado pelo ministro da Educação, Camilo Santana que visa impedir a evasão de jovens do ensino médio, aos quais serão oferecida uma poupança para não terem que trabalhar. O benefício é só para alunos de escolas públicas.
Protestos. Amanhã, por iniciativa do PT será realizada concentração na Praça do Ferreira, para homenagear o “Dia da Mulher”, quando deverão participar representações de todo o Estado, além das autoridades e personalidades da capital e do interior. Para a deputada Lia Gomes, é a chance para mostrar o peso da mulher cearense.
O certo e o não muito certo. Ainda a propósito da concentração feminina promovida pelo PT-Fortaleza, um dos motivos é a prisão de Bolsonaro; já na questão relacionada ao povo palestino dizimado pelo Exército de Israel, vale a pena reconhecer que foi o grupo Hamas que provocou toda essa carnificina atacando Israel.
Argumentos. Nos meios políticos predominam opiniões e argumentos a favor da candidatura do deputado Evandro Leitão. Para o deputado José Guimarães é tido como fato consumado que o presidente da ALECE tem 32 dos 43 votos necessários. Reforçando essa tese, o deputado De Assis Dinis afirma que só Evandro é capaz de reunir os 12 partidos aliados.
Advertência. Ontem durante um programa político radiofônico, com a presença de dois petistas históricos, discutiu-se a persistência da deputada Luizianne em ser candidata “na marra”, o que pode terminar causando desentendimentos na ampla coligação governista.

“Ninguém entende a razão do PT querer bloquear a candidatura da deputada Luizianne Lins. Ela é petista e raiz, é a deputada mais votada do partido em Fortaleza, e é uma das expressões mais impactantes em qualquer eleição.” – Observação do deputado Claudio Pinho, do PDT.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img