26.1 C
Fortaleza

Girão, nada a perder

Não chegou a causar nenhuma surpresa a confirmação, pelo comando estadual do NOVO da pré-candidatura do senador Eduardo Girão à Prefeitura de Fortaleza, para o que já está programa a realização, no dia 03 de agosto, da Convenção Estadual do partido, para a qual haverá 600 participantes, entre partidários e convidados. Girão, conforme destaca o partido, e ele mesmo confirma empenhou-se no sentido de unificar todas as forças oposicionistas da capital, no que obstaculizado pelo Capitão Wagner, da União Brasil, e pelo deputado André Fernandes, do PL. Quem acompanha atentamente essa situação, tem comentado que Wagner e André podem estar “brincando com fogo”, tendo em vista a destacada atuação política de Eduardo Girão no Senado Federal, onde tem feito cerrada oposição ao governo do presidente Lula. Em outras épocas, quando reinavam apenas a UDN, PSD, PTB e PSP uma situação como essa era, sem muitas complicações resolvida ficando todos os governistas de um lado e todos os oposicionistas do outro. No momento, o que já se pode prever deverá ser um triunvirato de oposicionistas candidatos dividindo os votos que poderiam ser para um só, e com boas chances. E ainda há o fator complicador que é o ex-presidente Jair Bolsonaro que, se concentrar o seu apoio em André prejudica os demais, até porque nem Wagner, nem Eduardo se consideram bolsonaristas. De qualquer modo, Girão, mesmo não sendo eleito, ainda teria dois bons anos de Senado Federal.

Correndo da PMF. O início da semana vai mesmo deixar Fortaleza sem o prefeito Sarto Nogueira, que viaja aos Estados Unidos com a família, além das ausências do vice-prefeito Élcio e do presidente da CMF, Gardel Rolim se mandaram para a Colômbia. Estes três, fugindo à situação de inelegibilidade, se assumissem a Prefeitura. Diante disso, assume a Prefeitura o advogado Fernando Oliveira.

Élcio sem a vice?. A propósito da situação em que se encontra o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio de Freitas, há sentimento geral de que poderá não permanecer na chapa de Sarto como vice. Se ele fosse confirmado, seria muito bom para o PSDB, que ele comanda com todas as dificuldades conhecidas.
Preferência explícita. Enquanto alguns milionários do agronegócio persistem em exigir apoio do Governo Federal, o presidente Lula e sua equipe econômica preferem, acertadamente, beneficiar um setor agrícola com quem ele se afina melhor. Sendo assim, não causa surpresa que o Governo tenha optado pela liberação de R$ 76 milhões para a agricultura familiar.
Melhor explicando. Ainda a respeito dos recursos a serem liberados para a agricultura familiar, ministros como Carlos Fávaro, da Agricultura, e Simone Tebet (Planejamento) são incisivos ao mostrar que é o setor beneficiado com R$ 76 bilhões aquele que é o responsável em produzir alimentos para a população, enquanto o agronegócio produz mais para exportar.
Apelo Justificado. Mais do que justificado apelo de entidades sociais ao prefeito Sarto em relação aos problemas com a Saúde Municipal. Para essas instituições é totalmente fora de lógica estar a administração municipal em bom nível, enquanto, sem explicações faltam materiais hospitalares da maior necessidade, faltando até gazes para uso do IJF.
Capacitação. A primeira-dama da ALECE e responsável pelo Comitê Intersetorial do Governo do Ceará, promove um notável trabalho junto às cozinheiras e coordenadoras projeto Ceará sem Fome, no sentido da capacitação de mulheres que pretendam se tornar empreendedoras, aproveitando-se dos conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto.
Ótima ideia. Valeu aplausos na ALECE, até de alguns oposicionistas, a decisão do governador Elmano de Freitas, no sentido da implantação de avançado Centro de Ensino Tecnológico, destinado a capacitar jovens para serem futuros trabalhadores no campo da produção, pelo Ceará, de energias renováveis. O projeto ficará no local onde seria a usina de dessalinização.
Jogando duro. O governador Elmano, o titular da SSPDS, Roberto Sá e o Comando da PM e da PM, ao porem em prática o projeto Saturação Integral, agem para fazer recuar a malta de malfeitores que ameaçam a sociedade. Assim, se o bando criminoso é numeroso, deve ser atacado com uma força capaz de superá-los e fazê-los recuar, segundo o secretário Sá.
Feiras importantes. Por iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, está tendo continuidade o projeto Feiras de Pequenos Negócios, tendo como locais os terminais de ônibus Siqueira, Messejana, Antonio Bezerra, Lagoa, Parangaba e Conjunto Ceará. Serão locais onde todos podem vender seus produtos. Bastando para isso o cadastramento de cada um dos interessados.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img