26.1 C
Fortaleza

Guerra ao crime

Ontem, 28, em Fortaleza, dois episódios marcaram guerra as facções criminosas. Tendo como local o Centro Integrado de Segurança de Fortaleza ocorreu o Encontro de Segurança Pública do Nordeste com a participação dos titulares do setor na Região. O objetivo prioritário e urgente são operações conjuntas nas divisas estaduais. Na Assembleia Legislativa passou a tramitar projeto de autoria do deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo, em que propõe a criação e implantação do Programa de Combate Integrado à Lavagem de Dinheiro, organizações criminosas, e Tráfico de Drogas no Ceará. A coordenação terá um Comitê Gestor nomeado pelo governador do Estado, que será composto pelo Ministério Público, Poder Judiciário, SSPDS, SEFAZ, Saúde e Educação. Caberá a esse Comitê determinar a aplicação dos bens em dinheiro alienados dos criminosos e de suas facções. Para o autor da proposta, a violência, que cresce assustadoramente no nosso estado está a cobrar uma batalha sem tréguas aos seus causadores que estão desafiando a capacidade da sociedade em se defender. Acrescente-se que, tendo em vista o nível de gravidade a que chegou essa situação, torna-se inconveniente e inaceitável posições opostas de governistas e opositores. Para o combate a guerra contra o crime organizado não se pode separar defensores do bem público na sua abrangência total. Esse combate exige a união solidária de toda sociedade insegura e desafiada por quem optou por destruir a sua paz e até suas vidas, quando existem forças capazes de vencer desde que prevaleça o espírito coletivo para devolver ao povo a harmonia que todos nós aspiramos.

Assembleia Legislativa. Bastante complicado o “imbróglio” em que se meteu o deputado Leonardo Pinheiro, parlamentar eficiente e discreto acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Estado. Ao que se informa, trata-se da existência de uma funcionária “fantasma” em seu gabinete, o que se constatado por diligências oficiais determinadas pela Mesa Diretora, poderá levá-lo à perda do mandato.

Alarme vermelho. O episódio Leonardo Pinheiro acendeu o alarme vermelho em outros gabinetes da Assembleia Legislativa, onde ruídos com o mesmo teor são preocupações frequentes de deputados que desafiam o princípio do decoro parlamentar. O presidente Evandro Leitão orientou o Departamento Jurídico da Casa para adotar as providências cabíveis a instauração do inquérito investigativo para apurar os termos da denúncia do Ministério Público.
Tensão no Legislativo. O Presidente da Assembleia Legislativa tem atravessado momentos difíceis no exercício da sua função, mostrando-se impassível na apuração de ocorrências que devem ser esclarecidas em respeito à transparência da sua gestão. Em todos esses momentos o deputado Evandro Leitão revela a sua inabalável fé cristã, recolhendo-se em meditações como fonte de relaxamento de tensões políticas. Sabe que o deputado Leonardo Pinheiro é um médico de ilibada reputação que sempre mereceu o respeito dos seus pares por exemplos de dignidade agora feridos, que por ele serão esclarecidos no decorrer do processo.
A saúde de Elmano. Há controvérsias sobre o estado de saúde do Governador do Ceará, desde ontem em São Paulo para realizar exames médicos. O primeiro boletim oficial omitiu informações sobre uma ocorrência verificada em Brasília, quando Elmano sentiu-se mal, quase desfalecendo. O diagnóstico anterior apontava um quadro de pneumonia mal curada, mas os médicos de Brasília recomendaram sua ida imediata para a capital paulista depois de constatarem preocupantes alterações no seu batimento cardíaco. As últimas informações dão como estável a saúde do poder.
FIEC, prestígio crescente. Alcança mais um degrau na ascensão do seu prestígio, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante que foi alçado à condição de assumir a Diretoria-Geral do Instituto Euvaldo Lody. O ato se deu na sede da Confederação Nacional da Indústria, e seu primeiro desafio será ampliar as atividades do Sistema “S”.
Lula e o Agro. No âmbito das instituições ligadas à agricultura e à pecuária do Ceará repercutem os comentários do presidente Lula incluindo entre os seus objetivos mais urgentes, a retomada de encontros com lideranças do Agronegócio de todos os estados. Os objetivos seriam dois: debater o crescimento desse setor, e atrair o apoio dessa importante força que, no pleito passado apoiou a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, e ameaça continuar na mesma cidadela com a ajuda do govenador Ronaldo Caiado, de Goiás, bolsonarista convicto. Se Lula não for disputar espaço na boiada, não trará um só bezerro para o seu curral.
Rejeitando Girão. Liderando as primeiras pesquisas eleitorais para a Prefeitura, o Capitão Wagner (UB), ao mesmo tempo em que prediz ir para o segundo-turno eleitoral com o deputado Evandro Leitão (PT), não quer nem ouvir falar na candidatura do senador Eduardo Leitão, que, a seu ver, dividiria perigosamente as forças oposicionistas da capital.
Wagner e Sarto. Observadores e políticos “cismados” com o clima entre o capitão Wagner e o prefeito Sarto Nogueira. Por primeiro, o capitão não cita Sarto para um 2º turno; segundo, ele não quer “wagneriano” da ALECE e da Câmara Municipal fazendo ataques ao prefeito. Ou seja, ele tenta “cozinhar” o apoio de Sarto que se desdobra para.
Bismark na Espanha. Escolhido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Bismark (PDT) representa o Brasil na famosa Feira Internacional de Tecnologia, realizada em Barcelona, na Espanha. Naquele marcante evento ele fará explanação a respeito dos projetos do Brasil para avançar nesse setor, considerados cruciais para um país se tornar desenvolvido.

“A razão de muitos deputados federais não votarem em determinadas medidas antirroubo. Se votassem, estariam armando punições para eles mesmos”.
Jornalista José Simão.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img