30 C
Fortaleza

Hemoce divulga nova campanha de doação de sangue

hemoce

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, lançou a nova campanha da IX Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que acontece no período de 23 a 29 de novembro. Para este ano, o tema escolhido da campanha, Doar sem olhar a quem – Um ato de amor, tem como objetivo reforçar junto à população que não é preciso conhecer ou ser próximo de alguém para ajudar e fazer o bem.

Durante o lançamento, realizado nesta terça-feira (10), a técnica de enfermagem Maria Isolda, de 42 anos, dedicou alguns minutos do dia para realizar a doação de sangue. “Eu sei que este tempo que eu reservo para fazer uma boa ação pode ser decisivo na vida de quem está precisando de uma transfusão de sangue para sobreviver”, explica. Além de doadora regular, Maria Isolda incentiva outras pessoas a serem solidárias e desta vez ela trouxe o filho para realizar a primeira doação de sangue. “Foi

seguindo o exemplo da minha mãe que eu passei a sentir vontade de também me tornar um doador voluntário e espero que essa seja apenas a primeira de muitas doações que eu pretendo realizar”, afirma Ismael Duarte, de 18 anos.

A Semana do Doador Voluntário de Sangue é tradição em todos os hemocentros do país. Tem como principal objetivo agradecer aos doadores e incentivar novos voluntários para doar sangue. Na abertura da campanha, o humorista Lailtinho Brega fez a alegria dos doadores de sangue com um show de humor.

A campanha será veiculada em TV, rádio, internet e mídia impressa. Nos transportes públicos de Fortaleza serão publicados informativos e cartazes que incentivam a doação de sangue. Durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hemoce estará com um posto de coleta para receber as doações de sangue na Praça do Ferreira, no Centro, em Fortaleza, das 8 às 16h de segunda a sexta-feira e no sábado, das 8 às 14h. No Hemocentro coordenador (av. José Bastos, 3390) foi preparada uma programação com diversas atividades culturais como show de humor, mágica e homenagens aos doadores de sangue para celebrar a semana comemorativa do maior parceiro do Hemoce na missão de salvar vidas. Junto com a semana do doador, no dia 23 de novembro, o Hemoce marca 32 anos de atendimento à população cearense.

A expectativa é que durante a s Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue sejam realizadas 3000 doações em todo o estado. Com a solidariedade da população cearense o Hemoce atende 100% da rede SUS no Ceará e 94% dos leitos hospitalares. A doação de sangue é um gesto voluntário, anônimo e altruísta que pode beneficiar e salvar a vidas de diversas pessoas. Todo o processo de doação dura em média 40 minutos e com uma simples atitude, até três vidas podem ser salvas.

O que é necessário para doar:

O sangue doado ao Hemoce é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência em todo o Ceará. Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. ATENÇÃO: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
[email protected]
Fonte: Governo do Estado
(NR)

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img