32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Homem morre após cair dentro de fossa séptica em Caucaia

segunda-feira, 27 de maio 2024

Um homem de 53 anos faleceu depois de cair em uma fossa séptica enquanto performava um serviço de limpeza no município de Caucaia. O caso aconteceu no último sábado, 25, e, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), é possível que a vítima tenha sido afetada pelos gases presentes na fossa. As autoridades foram chamadas para resgatar o homem no bairro Curicaca.
De acordo com relatos das testemunhas, ele passou mal e caiu dentro da fossa, que tinha 2 metros de altura, 2 metros de largura e 4 metros de comprimento. A água no local estava na altura da cintura. O resgate imediato não foi possível, uma vez que os bombeiros constataram a presença de gases como metano e gás carbônico, que são potencialmente letais em espaços confinados.
Um bombeiro militar desceu até a fossa com o auxílio de equipamentos de proteção individual e para proteção respiratória. Foi necessário usar um sistema multiplicador de força, com viga de madeira. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) confirmou a morte após o corpo do homem ser retirado.
Informações úteis
Em fossas sépticas, a decomposição dos resíduos orgânicos é feita por bactérias em um processo que emite diversos gases. Em um espaço confinado, tais substâncias oferecem riscos à saúde e até mesmo de explosão. Entre os sintomas de intoxicação há, por exemplo, tonturas e perda de consciência. Conforme o Corpo de Bombeiros, para realização de trabalhos em espaços confinados, é necessário utilizar equipamentos adequados, garantir a ventilação do ambiente e ter um plano de emergência elaborado.
Também é recomendado contar com pessoas treinadas de prontidão e priorizar o auxílio mecânico sempre que possível. Os especialistas orientam que, em fossas sépticas, o acúmulo de gases tóxicos pode ser evitado por meio de inspeções e manutenções periódicas. No caso daqueles que trabalham nesse tipo de ambiente, é necessário realizar treinamentos e conhecer medidas de segurança e os riscos envolvidos com a atividade.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com