26.1 C
Fortaleza

INSS: Tentativa de reduzir fila

O INSS começou a ligar para segurados que aguardam perícia para concessão de benefício por incapacidade temporária há mais de 45 dias, benefício conhecido como auxílio-doença. A ligação, que passou a ser feita desde ontem, será feita para remarcar atendimento, confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica ou avaliação social sem perícia médica presencial, apenas com a apresentação de atestado médico. Atualmente, 1,1 milhão de pessoas estão na fila de pedidos de benefícios que precisam passar por perícia médica, sendo 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoa com deficiência e 300 mil de outras perícias.

As chamadas serão realizadas pelo número para (11) 2135-0135, que substitui o antigo número utilizado pela central de atendimento da Previdência Social. Esse número não recebe chamada telefônica e não possui WhatsApp. Caso haja dúvida da autenticidade da ligação ou de possibilidade de golpe, o cidadão pode fazer uma chamada gratuita para o número 135, que irá enviar uma mensagem para o celular do segurado pelo número 28041 para confirmar a legitimidade da chamada. O INSS informa que não entra em contato para solicitar número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária. Qualquer ligação solicitando informações ou foto de documento em nome do INSS trata-se de golpe.

Horário de verão
A Abrasel pediu ao Governo Federal a volta do horário de verão no Brasil. Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia disse não haver necessidade, até o momento, de implementação da medida. A Associação manifestou apoio à retomada da medida e apresentou “benefícios que a decisão traria ao setor” e “a toda a economia do País”. O ministério de Minas e Energia informou na semana passada que no momento está descartada a possibilidade. Só visam o lucro.

Calor x energia
A onda de calor intenso no País está puxando o consumo de energia para níveis recordes para o mês de setembro, segundo dados do ONS, enquanto o varejo vê dispararem as vendas de aparelhos de ar condicionado. Na segunda semana do mês, por exemplo, a carga do sistema interligado nacional (SIN) bateu 73,5 mil MW médios, já um recorde para o mês de setembro – o maior valor anterior havia sido registrado na última semana de setembro de 2021: 71 mil MW médios.

Cobrança sindical: STF abre brecha para retroativos
A decisão do STF de liberar a contribuição assistencial deixou lacunas já usadas por sindicatos. Entidades chegam a exigir a quitação da taxa dos últimos cinco anos. Há ainda cobranças em elevado percentual e entraves à recusa do pagamento. Especialistas consideram as práticas abusivas. No dia 11 de setembro, a Corte decidiu que é constitucional a cobrança de empregados não sindicalizados, se aprovada em assembleia. Foi assegurado o direito de oposição – ou seja, o desconto pode ser recusado.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img