26.1 C
Fortaleza

Mais poder aos Legislativos Estaduais

Está tendo início no Ceará um movimento que poderá redundar numa das mais importantes mudanças institucionais da História Política dos estados brasileiros, cujos Legislativos Estaduais podem estar preparando um grande debate nacional, relacionado com as diferenças de poder entre Legislativos Nacional e Estaduais. Tramita na Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda Constitucional, através da qual é requerida mais autonomia para as Assembleias Estaduais, autonomia essa que, segundo a proposta, é uma diferença brutal que torna estas últimas submissas à influência dos poderes federais. A responsabilidade do texto da PEC é dos deputados Evandro Leitão (PT), Osmar Baquit (PDT), Danniel Oliveira (MDB) e David Durand (Republicano). A coordenação da tramitação da matéria é do deputado Sérgio Aguiar (PDT), presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE. Conforme o texto em questão, as mudanças constitucionais seriam no sentido de transferir aos Estados as gestões do trânsito, transporte, política agrícola, armas da Segurança, Assistência Social, proteções pessoais, licitações e controle administrativo. Para que haja êxito nessa empreitada da UNALE, se faz necessário que essa PEC seja votada e aprovada por pelo menos metade das Assembleias Legislativas do país. Seus efeitos são de objetivos sociais, mas na verdade trata-se de uma moeda lançada ao ar desconhecendo-se de que lado cairá à esfinge, artefato entendido pelos antigos povos egípcios como símbolo de segurança local privilegiando um lado e derrotando o outro pela sorte dos acontecimentos futuros.

Influenciador. O ex-ministro Ciro Gomes decidiu abandonar de vez a política, para exercer o papel de “influenciador digital”, passando, assim, a comentar notícias. Ele disputou por quatro vezes a presidência da República, sendo o candidato mais inteligente, mais preparada do todos os seus adversários, mas perdeu pra todos por excessos verbais que nunca soube controlar. Como “influencer” poderá desenvolver novos experimentos para aperfeiçoar a sua retórica imbatível, desde que, corrigida pelo seu brilhantismo cultural para retornar curado dos males que o derrotaram.

Chefe forte. O Podemos poderá se tornar no Estado do Ceará um dos partidos mais sólidos e organizados, tendo em vista que essa sigla terá como principal liderança o prefeito de Aracati, ex-deputado e ex-secretário estadual Bismarck Maia, cuja família, a partir dos deputado Eduardo e Guilherme poderão promover o seu crescimento em Fortaleza e interior.
Prometendo muito. A Enel, empreende grande reação até mesmo com a CPI contra ela. No Palácio da Abolição, o governador Elmano recebeu José Antunes, seu presidente no Ceará, mostraram projeto para grandes avanços, ao custo de R$ 5,8 bilhões, e a implantação de mais 1.8 mil eletricistas, ampliação da rede e expansão de ligações.
Acerto de Pacheco. Para o senador Cid Gomes (PSB), o senador Rodrigo Pacheco acerta novamente, ao decidir que não terá pressa para colocar em tramitação a chamada PEC da Anistia a partidos políticos acusados de desrespeito à Lei. A matéria foi aprovada na Câmara, onde circulam representantes de todos os partidos alvos de erros, e, por isso, multados.
Fracasso. Gleise Hoffman passou pelo Ceará como todo o seu ciclo à frente do Partido dos Trabalhadores. Falta a ela “estofo” para expressar a grandeza de uma agremiação política que tem a presidência da República. Durante o seu consulado o PT regrediu tornando-se nanico. Não será páreo para concorrer com o deputado José Guimarães na próxima disputa pelo comando partidário. Tem estigma a derrota.
Equipe montada. Segundo lideranças governistas está montada a equipe coordenadora da campanha do deputado Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza. Na composição, o deputado Guilherme Sampaio, Eudes Bringel, vereador Leo Couto e Major André Barbosa, sendo que no comando do grupo ficará Eudoro Santana, único prócer político de competência.
Conquista. Constituiu-se numa das maiores conquistas para a Região do Sertão Central a entrega, pelo governador Elmano de Freitas, do moderno Centro de Oncologia do Hospital Regional de Quixeramobim. Trata-se do cumprimento de um projeto que, pela sua importância deverá salvar milhares de vidas de pessoas ameaçadas pelo câncer.
Denúncia de Larissa. A deputada Larissa Gaspar (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos tornou público apelo ao PROCON, no sentido de medidas a respeito do descredenciamento, pela INIMED de clínicas, como a Adeprev, que atendem crianças, adolescentes e jovens portadores da síndrome do autismo privando 600 delas de atendimento indispensável.
Problema dos aliados. À proporção em que problemas são solucionados nos casos e alianças políticas no interior, e da primeira vaga do Ceará para o Senado, surgem as primeiras dúvidas em relação à segunda vaga. Sobre o assunto, o ministro Camilo Santana adverte que haja muita cautela, tendo em vista que o grupo governista não pode lançar nome apenas para competir.
Vice para Sarto. Enquanto cobra de seu secretariado a conclusão de obras, antes do início da campanha eleitoral, o prefeito Sarto prossegue aguardando uma solução para o vice-prefeito da sua chapa. Isso, tendo em vista que o atual vice, Élcio Batista, presidente do PSDB, embora competente e respeitado, não tem sido totalmente aceito.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img