32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Mais verde: Plantio de mudas em Fortaleza aumenta mais de 137% em comparação ao primeiro trimestre de 2023

quarta-feira, 24 de abril 2024

O último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) revelou um aumento significativo no plantio de mudas na cidade de Fortaleza. De acordo com os dados, houve um crescimento de 137,5% no número de mudas plantadas no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

De janeiro a março deste ano foram plantadas 24.087 mudas, enquanto em 2023 foram 10.139. Esse aumento reflete positivamente no meio ambiente e na qualidade de vida dos cidadãos de Fortaleza. O plantio de árvores e outras plantas traz uma série de benefícios, incluindo a melhoria da qualidade do ar, a redução do calor urbano, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade.

Esses números são resultados das diversas ações que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seuma, da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), desenvolve dentro do Plano de Arborização.

O Plano é uma iniciativa do poder público que coordena e organiza o plantio de árvores e doações de mudas na cidade. Dentre elas, seis merecem destaque: o “Árvore na Minha Calçada”, o “Uma Criança, Uma Árvore”, o “Reciclando Atitudes nas Escolas”, a troca de mudas por recicláveis e a distribuição de mudas na Ciclofaixa de Lazer e na Seuma.

“É importante salientar que o plantio de mudas não apenas contribui para o meio ambiente, mas também para a beleza estética e o conforto das áreas urbanas. Árvores e vegetação bem distribuídas pela cidade podem criar ambientes mais agradáveis e acolhedores para os moradores, além de tornar as ruas mais atraentes para o lazer e a prática de atividades ao ar livre”, destaca Luciana Lobo, titular da Seuma.

O resultado do comparativo mostra que os projetos têm sido bem recebidos, mantidos e fiscalizados ao longo dos anos, e a população de Fortaleza só tem a ganhar com isso. As árvores, além de deixarem uma cidade mais bonita, diminuem a poluição sonora, geram sombra para veículos e pedestres e melhoram a qualidade do ar. Não é à toa que Fortaleza foi a única cidade do Brasil a ter uma boa qualidade do ar de acordo com os parâmetros da OMS, segundo o 6° Relatório Anual Mundial sobre a Qualidade do Ar, da empresa IQAir.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Plano de Arborização, vem ampliando a cobertura vegetal da Capital. Desde 2021 até o momento, mais de 197 mil mudas foram plantadas, em um esforço realizado por meio das secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, Infraestrutura e Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com