26.1 C
Fortaleza

Males da política do ódio

O grande líder político interiorano Manuel de Castro, do alto da sua cultura natural e repleta de filosofia sertaneja, não existe maior burrada do que se afirmar que o ódio e a violência são características naturais de países, estados e municípios atrasados e sem cultura. Se assim fosse, não se registrariam cenas de violência e de ódio em países do primeiro mundo e de elevado nível cultural. Desse modo, não teríamos, ao longo de toda a História da civilização assassinatos de reis, presidentes, ministros e outras grandes lideranças em atentados sangrentos. O caso do atentado cometido nos Estados Unidos, tendo como alvo, segundo se presume o ex-presidente Donald Trump é apenas mais um exemplo de que o ódio na política não é de países do rol dos subdesenvolvidos e tribais dos continentes africano e asiático. Violência que ameaça principalmente personalidades do mundo político está sempre ligada a fatores de ordem ideológica, como no confronto Trump-Biden, onde a todos esses fatores acrescem-se os ataques pessoais devastadores trocados entre eles, em entrevistas e debates, que têm o efeito insuflador entre lideranças, mas, principalmente envolvendo eleitores, apoiadores e apoiadores fanáticos desses políticos. Trump, por milagre escapou dessa, e, juntamente com Biden precisam de muito segurança, para evitarem o pior, e não terem a mesma má sorte do presidente John Kennedy, mais uma vítima do ódio.

Jogo pesado do Governo. Pelo que já foi demonstrado até o momento, o bloco governista estadual não está de brincadeira no que se refere à conquista de Prefeituras em todo o Estado. Um exemplo já demonstrado abertamente é o empenho no sentido de assumir o domínio dos municípios em cada uma das regiões, sendo que, no momento, o alvo inicial está sendo a região do Cariri, onde além de Juazeiro e Crato o Governo visa ganhar em 10 municípios.

Conselhos para Luizianne. A deputada Luizianne Lins, que é ainda um dos destaques políticos do PT, se não gosta de ouvir conselhos, não deverá desprezar os que recebe da deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. Conhecedora do gênio independente da deputada cearense, Gleisi aconselha-a “estar mais junto da campanha do PT”, que carece de todas as lideranças.
Prioridades de Lula. Ainda em relação à presidente nacional do PT, esta assegurou a todas as lideranças petistas do Ceará, no sentido de que esse Estado é uma das prioridades para o presidente Lula, que tem aqui um dos seus mais forte redutos. Por conta disso, ele participará das campanhas dos dez maiores e mais importantes municípios do Ceará, para ganhar em todos.
Vaga dele. Durante evento político em Caucaia, com a presença de Camilo, Elmano e Gleisi Hoffmann, o deputado José Guimarães e seu “staff” de campanha expuseram faixas e cartazes, deixando bastante claro que ele entra na briga pela vaga no Senado Federal como já se sabe, ele já joga como se a vaga do PT seja indiscutivelmente dele com apoio de Lula.
Corrida pela outra vaga. Uma vez já resolvida a primeira vaga senatorial para os governistas, já despontam, como muito natural, as especulações tendo em vista a segunda vaga. Como o PSD deverá ser contemplado com a vice de Evandro Leitão, essa vaga poderá ficar para outros aliados, valendo a pena lembrar que o senador Cid (PSB) poderá querer a permanência no Senado.
Fileira de pretendentes. Segundo observadores, se o senador Cid decidir tomar outra direção que não o Senado, a fileira de pretendentes cresce, sabendo-se que entre outros nomes que poderão despontar estão os de Chiquinho Feitosa, Luizianne, o deputado Eunício Oliveira, que até já presidiu com êxito a chama Câmara Alta e Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC.
Prioridades. Embora afirme ser da maior importância a participação de vereadores nas reuniões que pretende ter sobre as prioridades de Fortaleza, o pré-candidato a prefeito Evandro Leitão adverte que a prioridade em todos os eventos deverá ser destacada para as lideranças de todas as localidades visitadas, já que as demandas delas são as mais realistas.
Ceará à frente. Para o titular a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, deputado do PSB, é para os cearenses comemorem um fato memorável, ou seja, um crescimento extraordinário do crescimento de 6,5%, o mais alto do Nordeste e do país. Enquanto o crescimento do Brasil nesse campo foi de apenas 2,6%, deixando opositores sem argumento.
Grana boa. Lideranças do Ceará precisam estar atentas à liberação de recursos da Organização Sertão Vivo, que destina R$ 251 milhões para a agricultura familiar. Não somente para plantios e colheitas de cereais, mas, também para Projetos sociais, clima e alimentação em 72 municípios. A grana é do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img