28.4 C
Fortaleza

Mediocridade do Congresso

Analistas e observadores da imprensa política do Sudeste e Distrito Federal não estão conseguindo traduzir a vibração como os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, tendo em vista recente pesquisa da Datafolha em relação à performance do Congresso Nacional na atual legislatura. E não se trata dos 22% de aprovação contra os 23% de reprovação, mas, sim, dos 53% de cidadãos brasileiros, que consideram regular a atuação dos responsáveis pela criação das nossas leis. A nos apoiarmos na maturidade e objetividade das posições e opiniões assumidas pelo grande senador Ulysses Guimarães, uma atuação apenas regular, seja de um governante, ou de centenas de legisladores tem o significado também de mediocridade. Como acrescentava Ulysses, atuar penas com mediocridade é ameaça certa de estancamento para um país que necessita sem adiamentos, de um Poder Legislativo capaz de ombrear-se com os dois outros Poderes – Executivo e Judiciário para o engrandecimento de uma Nação, em qualquer dos Continentes. No nosso caso, a grande urgência é correções no nosso Congresso, e com muito destaque na Câmara dos Deputados, hoje praticamente dominada por uma anomalia chamada de “centrão”, cuja prioridade não é exatamente uma atuação democrática e voltada para as carências do país, mas, sim, pela boa vida de cerca de 1/3 da Câmara Baixa, o que torna cada vez mais baixo aquele poder de que dependem milhões de brasileiros.

Motivo de preocupação. Não se tem notícia de processo mais complicado de escolha de do PT à Prefeitura, incluindo em que o Diretório Nacional optou por indicar o deputado Inácio Arruda contra Luizianne, que terminou vencendo. Agora, quando se julgava que haveria uma escolha de consenso, o que se vê é que cinco candidatos disputam o apoio das quatro correntes do partido, já se sabendo que o presidente da ALECE, Evandro Leitão já conta com os votos de com quatro destas, além de Camilo e Elmano.

Coordenação do grupo. O ex-ministro Ciro Gomes, ao lado do ex-prefeito Roberto Cláudio, presidente do PDT-Fortaleza, a articuladores da campanha à reeleição do prefeito Sarto Nogueira, têm em mãos um bloco de partidos equivalente ao bloco de futuro candidato do Governo, ou sejam, PDT, PSDB, Cidadania, Mobilização, PMB, DC, Avante, PRD, Agir e PRTB.
Nova paralisação. Alegando que o Governo do Está agindo de modo antissocial com os profissionais da Educação, o comando da APEOC anuncia, para o próximo dia 04, nova paralisação dos trabalhos, por conta do não pagamento da 3ª parcela dos precatórios do FUNDEF. Quem nada ganha com isso são os milhares de pais e de alunos da Rede Pública
Posse prestigiada. Amanhã, 02, no Plenário do Senado, tomará posse a 2ª suplente Janaína Farias (PT), com a licença da senadora Augusta de Brito. Pré-candidata à prefeitura de Crateús, Janaína teve a sua posse prestigiada pelo senador Cid, ministro Camilo e Governador Elmano, além de outros, que tornam favorita na campanha daquele município.
Ciro apoia PL de Bolsonaro. Como em política há pouco do que se admirar, tem causado polêmica a posição do ex-ministro Ciro Gomes que, surpreendentemente, assume a defesa dos quatro deputados do PL, ameaçados de terem expulsão da ALECE, confirmada pelo TSE. Como não poderia deixar de ser, André Fernandes “adorou”; seria a salvação do “pai-pai” Alcides.
Faltando o Cinturão. Com a presença no Ceará, do presidente Lula, será a chance para que o governador Elmano e as lideranças petistas cobrem ele a liberação dos recursos para a conclusão do Cinturão das Águas, crucial para a segurança hídrica do Ceará, ao lado do Caminho das Águas, via Rio Salgado, que hoje despeja águas da Transposição no Açude Castanhão.
Sem polarização. Se todos os deputados do Ceará seguirem o exemplo do deputado Júnior Mano, a palavra polarização eleitoral será “varrida” da política do Ceará. Nesse sentido, alguns parlamentares já se preparam para deixar de lado as rusgas Lula-Bolsonaro, armando alianças de PT-PL, PSB-PDT e outras valorizando partidos e lideranças do interior.
Reconhecimento à FIEC. Em solenidade com a presença das mais importantes lideranças empresariais do Ceará, o empresário Ivens Dias Branco Jr entregou ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante a Placa do Reconhecimento por tudo o que a gestão dele tem proporcionado à Associação dos Jovens Empresários, responsáveis pelo futuro empresarial do Ceará.
Triunfo do Cariri. Num momento de rara felicidade para as lideranças e populações da Região do Cariri, o ministro Camilo, da Educação conseguiu junto ao presidente Lula a construção de um Hospital Universitário para aquela área a do nosso Estado. Lideranças do Crato já se arregimentam para ter naquela cidade essa unidade hospitalar-educacional.

“Uma das prováveis causas para certos homens rejeitarem suas mulheres na política pode ser o medo de se tornarem “barriga branca”. Humorista Ary Tolledo.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img