26.1 C
Fortaleza

Mestre da Cultura em Icó

O tricentenário município de Icó, conhecido por abrigar um dos mais preservados patrimônios históricos do Nordeste, está prestes a alcançar um marco significativo em sua rica trajetória cultural. A cidade poderá celebrar a nomeação de seu primeiro Mestre da Cultura, uma honraria que destaca indivíduos cuja contribuição à cultura local é inestimável. José Geraldo Monteiro, mais conhecido como Geraldo de Odilo, tem dedicado mais de 50 anos de sua vida à coordenação e confecção do Tapete do Senhor do Bonfim. Este tapete é um dos elementos centrais da terceira maior festa religiosa do Ceará, que atrai milhares de fiéis a Icó no dia 1º de janeiro de cada ano. A possível nomeação de Geraldo de Odilo como Mestre Tapeteiro da Cultura do Ceará representa um reconhecimento merecido de seu trabalho incansável e de seu papel vital na preservação das tradições culturais de Icó. “Será para o Icó e para a nossa cultura uma grande festa, reconhecer Geraldo de Odilo como Mestre Tapeteiro da Cultura do Ceará”, destacou Renan Moreira, Secretário Adjunto da Cultura e Turismo de Icó.

Saiba mais
Esse reconhecimento não apenas celebra a dedicação de Geraldo de Odilo, mas também reforça a importância de preservar e valorizar as tradições culturais que definem a identidade de Icó e de seus habitantes. Com isso, a cidade reafirma seu compromisso com a cultura e a história, garantindo que essas riquezas sejam passadas para as futuras gerações.

As pequenas histórias
O poeta, escritor e ex-deputado César Barreto, acaba de lançar a segunda edição do seu livro: As Pequenas Histórias do Poeta do Beco. A publicação foi editada pela RDS Editora e tem a apresentação do também ex-deputado que virou escritor, Nilo Sérgio Viana Bezerra, que foi Constituinte DP Ceará em 1989 quando a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi presidida pelo saudoso deputado tauaense, Antônio Gomes da Silva Câmara.

Enfatiza Nilo Sérgio
“Nas páginas deste livro, adentramos em um universo onde a política se entrelaça com a essência de uma cidade berço e reverbera por todo o Ceará. As pequenas histórias do Poeta do Beco e uma obra que nos convida a uma jornada pela trajetória do estimado Deputado Constituinte César Barreto, um homem cujo comprometimento com sua terra natal (Sobral) e com os princípios democráticos moldou sua influente passagem pela Assembleia”.

Sobral
Destaca Nilo Sergio:” Sobral, cidade marcada por sua rica história e protagonista de eventos que ecoaram além de suas fronteiras geográficas, serve de cenário para algumas narrativas e os cenários contemporâneos se entrelaçam, e é nesse contexto que emergem as memórias de um político dedicado a transformar em oportunidades”.

César Barreto
“Por meio de relatos cativantes e envolventes, César Barreto, transporta-nos para os bastidores da Assembleia, onde ideias tomam forma, leis são moldadas e o destino de um Estado é forjado Suas histórias reais capturam os altos e baixos da política, revelando não apenas os triunfos e avanços, mas também as lutas e dilemas que moldaram seu percurso “, ressalta Nilo Sérgio na apresentação do livro.

Coletânea de 14 contos
Conforme lembra Arnaud de Holanda Cavalcante, Presidente da Academia Sobralense de Letras (ASEL)-Cadeira 30 e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral-Cadeira 5 “ Trata-se de uma coletânea com 15 contos, especialmente escolhidos de sua vasta coleção de episódios típicos. São relatos verídicos sobre políticos, onde se destacam o seu pai, o responsável ex-prefeito e ex-chefe político da Região Norte, Cesário Barreto Lima, seu primo Joaquim Barreto Lima,o popular Kinkão, ex-deputado estadual com seus casos superengraçados, o ex-senador é ex-governador do Estado, Cel. Virgílio Távora, entre outros. O livro vale a pena ser lido, enfatizou Arnaud.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img