32 C°

quinta-feira, 30 de junho de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

“Modelo híbrido terá espaço significativo no futuro”, afirma diretor de universidade

quarta-feira, 20 de janeiro 2021

O início do processo de vacinação no Ceará começou neste domingo (18). Apesar do começo da imunização da população cearense acender a esperança de dias melhores, as previsões de especialistas de “volta ao normal” é para o final de 2021. Enquanto isso, as instituições ainda precisam se adaptar ao “novo normal” estabelecido pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Um dos principais meios afetados pela pandemia foi a educação. O processo de ensino a distância (EAD) foi incorporado a várias instituições educacionais. Apesar disso, não se sabe se a forma digital de aprendizado irá continuar após o alcance da sonhada imunidade de rebanho pelos estados.
O Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília e atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University, Alfredo Freitas, esclarece como será o processo de educação para o futuro e as medidas que devem ser tomadas para melhor se adaptar a educação do “novo normal”.

O Estado. A qualidade do ensino cai com as aulas acontecendo de maneira online?
Alfredo Freitas. A qualidade cai quando se usa o ensino remoto apenas como redutor de custos e colocando um número de alunos maior para ser atendido pelo professor. Quando se usa essa modalidade de ensino para aproximar o educador com o aluno e se dá tempo para o professor se preparar, essa qualidade é ampliada. Na prática, tudo vai depender da estrutura pedagógica e dos métodos escolhidos pela instituição de ensino.

OE. Como as escolas podem garantir o ensino dos alunos, por exemplo, saber se ele está participando das aulas ou não está colando em uma prova?
AF. O ideal é que a instituição adote métodos ativos de ensino, não deixando o aluno escutando o professor passivamente. É importante fazer um mix no qual o estudante participe da aula, debata e faça pesquisas, e que o professor consiga tirar as dúvidas do estudante nesse processo.

OE. Você acha que o modelo híbrido será o futuro da educação?
AF. Certamente o modelo híbrido terá um espaço significativo no futuro na educação. Acredito que terá mais o modelo híbrido e menos o modelo presencial puramente. Um ensino 100% virtual, por exemplo, possibilita que as distâncias sejam irrelevantes entre alunos e professores.

OE. Faltam investimentos públicos em tecnologia para a educação?
AF. Quando a gente olha para o período pré-pandemia, a gente podia ver que os poderes públicos tinham pouco interesse no ensino remoto, e isso dificultou o processo de adaptação das escolas no decorrer da pandemia. Acredito que apesar do governo ter muito recurso, esse dinheiro é mal aplicado, principalmente quando pensamos em educação.

OE. Como garantir a educação a distância para alunos de baixa renda?
AF. As escolas passaram a ir para a casa do estudante e essas pessoas não possuem equipamentos suficientes para receber a escola em sua casa. Da mesma forma que o poder público oferece o transporte para levar os alunos para escola, ele também deve ter a obrigação de dar o acesso a tecnologia para essas pessoas de baixa renda se adaptarem ao ensino.

OE. As crianças têm mais dificuldade com o ensino remoto? Como os pais podem ajudar?
AF. O trabalho deve ser compartilhado entre as escolas e os pais. Acredito que os pais possam criar ferramentas para adaptar os filhos para esse meio, como a criação de um horário fixo para seus filhos e fazer pequenos ganhos para eles. Se a criança gosta de brincar um pouco, o pai pode fazer com que a criança faça suas tarefas educacionais e brinque um pouco depois.

OE. Quando você acha que será seguro a volta do ensino presencial?
AF. A solução não é encontrar um modelo único para todas as pessoas, até porque se sentir seguro é muito relativo. A solução está na pluralidade das alternativas. Nós devemos entender esse momento como uma oportunidade para aumentarmos a diversidade acadêmica. Depende muito da realidade familiar, da realidade individual e da realidade local.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com