28.4 C
Fortaleza

Mundo das especulações

São muito raros os casos de escolhas pré-eleitorais cujo resultado agrade a todos envolvidos. Tal fenômeno pode acontecer a qualquer dos partidos, principalmente os mais importantes. Em 1954, por exemplo, embora fosse uma unanimidade Juscelino teve contra si os governadores Cavalcante, de Pernambuco, Munhoz da Rocha, Paraná e Hildo Meneghetti, Rio grande do Sul. Isso aconteceu com o grande PSD. Hoje, nem o PT, reconhecido como um partido mais ou menos organizado está livre de desencontros internos com suas inúmeras falanges de diferentes tendências. O caso da escolha para a Prefeitura de Fortaleza veio provar que algumas lideranças são tão fortes que dificultam uma escolha de consenso. A ex-prefeita Luizianne Lins é capaz de dificultar gente mais poderosa. Não há como negar que ela pode estar acima da ala à qual tem pertencido há décadas. Mesmo com o surgimento de Camilo Santana, a guerreira mostra que em Fortaleza é muito respeitada por ter bagagem eleitoral. Petistas não radicais temem a sorte do deputado Evandro Leitão se não contar com o apoio de Luizianne Lins. Se ela não se empenhar para a eleição dele, a festa poderá ser em outro palanque.

Calmante para Lulu. Comentários posteriores a escolha dos delegados petistas para indicação do candidato governista, a deputada Luizianne Lins, que não escondia a sua indignação foi chamada por Elmano para uma conversa de ponto futuro sobre o Senado em 2026. Uma conversa que, com certeza, a acalmou.

Deslumbramento. Sarto Nogueira, ao que se informa, anda deslumbrado com a sua voz de cantor que não é lá essas coisas, mas só compromete a ele mesmo. Faz o que não fazia antes: cumprimenta pessoas que não conhece, acha graça de besteira e passou a acreditar em Deus a quem pede muito, mesmo faltou às aulas de catecismo na escola. É o milagre da eleição.
Vale ouro. Na sessão solene de homenagem aos 70 anos da fundação da Ematerce, verificou-se uma das maiores concentrações de técnicos, agrônomos, economistas, além de deputados e produtores rurais na Assembleia Legislativa. A antiga ANCAR, que o governador César Cals transformou em Ematerce, para nós nordestinos, é como o DNOCS: vale ouro.
Esclarecendo. Seguidores da deputada Luizianne e os bombeiros mais próximos de Camilo e de Elmano Freitas ensarilharam as armas, por enquanto. Passado o enfrentamento, petistas são “tutti brava gente”. Ninguém quer aprofundar crise, mas existem ainda os que não assimilaram como se deu a derrota.
Apreço por Luizianne. Apoiadores de Evandro Leitão dizem que ele colocará em prática a mesma estratégia: conversas, troca de ideias e convencimento de lideranças nos bairros em defesa da sua pré-candidatura. Pretende conversar com todos os pré-candidatos, com destaque Luizianne Lins, por quem diz ter grande apreço.
Fome também é verde. Criticado pelo seu projeto de alimentar pessoas, o governador afirma que para combater a fome de milhares de cearenses criará empregos. Ele tem capacitado técnicos para a indústria do Hidrogênio Verde. Felipe Mota, deputado que honra o mandato, diz que a fome do povo também é verde, sem o hidrogênio.
Arranjo de comadres. Nomeada para a Secretaria da Articulação Política, Augusta de Brito deixa o seu lugar no Senado com a 2ª suplente Janaína Farias para receber também a sua carteirinha de senadora. Nada justificava a sua saída nem o ingresso de Janaina, a não ser uma arrumação para agraciar comadres. Mas essa é, lamentavelmente, uma prática que vem se repetindo.
Atitudes condenáveis. Luizianne vem recebendo conselhos para fechar com o partido, como o partido fechou com ela, sem consideração e respeito ao seu histórico. Está magoada, mas tem resistido aos fabricantes de intrigas. Outros sugerem que ela fique neutra, abandonando a campanha do seu partido.

“Se Lula não mudar a sua política vai terminar pendurado no Putin, da Rússia, e abandonado pelos Estados Unidos”. Edward Ramsey, colunista do New York Times.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img