32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

No mês do Orgulho LGBT+, o Centro Dragão do Mar recebe a 18a edição do Festival For Rainbow

segunda-feira, 24 de junho 2024

Com programação inteiramente gratuita, o festival traz mostras, shows, espetáculos, exposições, entre outros

O festival traz uma lista de programações qie contemplam artistas e público de todos os gêneros / Foto: Divulgação

Até o dia 28 de junho, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe a 18ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.

Reconhecido internacionalmente como um evento de referência relacionado à temática LGBTQIAPN+, o festival reúne mostras de cinema, shows, espetáculos cênicos, apresentações de DJs, exposições, feira, oficina e performances. A programação é inteiramente gratuita, sendo necessária a retirada de acesso apenas para as atividades no Teatro Dragão do Mar e no Cinema do Dragão, uma hora antes, na bilheteria dos espaços.

COMPETIÇÕES
A Mostra Competitiva Internacional do 18º For Rainbow terá seis longas na competição – dois dos quais também nacionais, um norte-americano, um italiano, um argentino e um francês. Já em Curta-Metragem, disputam o troféu Elke Maravilha 21 filmes de 8 países. Treze destes títulos são brasileiros.

A França fica em segundo lugar, com dois filmes. Na sequência, estão Argentina, Sri Lanka, México, Paraguai, Índia e Coreia do Sul. Cada um com um título. As sessões da competição ocorrem até quinta-feira (27), sempre a partir das 19 horas, na Sala 2 do Cinema do Dragão.

Os vencedores do certame serão conhecidos no encerramento do festival, na Cerimônia de Premiação e Entrega dos Troféus do 18º For Rainbow, na sexta-feira, dia 28.

MOSTRAS
Além das competições, o 18º For Rainbow apresentará, também na sala 2 do Cinema do Dragão, outros programas cinematográficos. O primeiro é a Mostra Cearense, com sessão no dia 23 (domingo), às 15h. O segundo é a Mostra de Filmes Convidados, que ocorrerá nos dias 26 e 27 (quarta e quinta-feira), às 16h, com a exibição de ‘Neirud’ e ‘Diário da Primavera’, respectivamente.

Por fim, o Festival também trará, em primeira mão, os quatro primeiros capítulos da minissérie ‘Trago a Pessoa Amada’, no dia 22 (sábado), às 15h. A produção é formada por uma equipe local majoritariamente constituída por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. Toda a programação é gratuita.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Com exceção do dia 24 (segunda-feira), todos os dias, a partir das 22h, após as sessões da Mostra Competitiva, a animação tomará conta da Arena Dragão do Mar, com festas animadas por DJs e shows, com nomes como: Essas Mulheres, Yara Canta, Lena Oxa, Coletivo Divas, Vanessa a Cantora, DJ Negona, Baile Charme 2000, Má Dame e Di Ferreira.

Além das musicais, tem atrações cênicas, como a bailarina e coreógrafa Silvia Moura, que apresenta performance no domingo (23), às 18h, na Arena Dragão do Mar, e o espetáculo “Vita e Virginia”, de Herê Aquino, na quarta-feira (26), no Teatro Dragão do Mar.

OFICINA
Neste ano, o For Rainbow traz também oficina em sua programação. Na Arena Dragão, o diretor e roteirista Bruno Victor Ribeiro ministra a oficina “Construção de Narrativas LGBTQIA+: Ferramentas de Contra-Narrativas e Autorretratos”, nos dias 22, 23, 25 e 26, sempre às 14h.

Serão analisados roteiros e obras contemporâneas do cinema LGBTQIAPN+ brasileiro com o objetivo de entender como realizadores estão produzindo, nos últimos anos, narrativas que contam múltiplas experiências e constroem novos imaginários em relação à população LGBTQIAPN+.

EXPOSIÇÃO
A exposição “Cartaz Vivo: Que Filme é Esse?” surge da “Oficina de Figurino para Cinema” e será realizada na Arena Dragão entre os dias 21 e 28 de junho. Os participantes da oficina são introduzidos no processo de concepção e produção de figurino para cinema com referências teóricas e aulas práticas. A partir disso, constroem a exposição como projeto final do curso.

SOBRE O FOR RAINBOW
Com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Secretaria da Diversidade, Casa Civil, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Instituto Mirante, o For Rainbow conta com patrocínio da Sompo Seguros e da Cagece – Companhia de Água e Esgotos do Ceará, através da Lei de Incentivo à Cultura. É realizado pelo Ministério da Cultura, Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (Cenapop) e Criar – Comunicação e Cultura.

SOBRE O DRAGÃO DO MAR
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

SERVIÇO

18ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero – no Dragão do Mar.
DATA: 22 a 28 de junho de 2024.
Horários diversos.
LOCAL: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito, com retirada de ingressos para as atrações no Teatro Dragão do Mar e no Cinema do Dragão, uma hora antes, na bilheteria dos espaços.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com