32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Cearense aposta em valor mais acessível para crianças carentes jogarem video game

sexta-feira, 14 de junho 2024

Locadora que cobra R$ 5 a hora conta com modelos como PlayStation 2, PlayStation 4, X-Box 360 e X-Box Series S

Ismael Azevedo

Locadora fica em Frecheirinhas-CE / Foto: Reprodução/Facebook

Uma tradição comum dos anos 2000 está voltando à tona no Ceará. Para muitos, uma nostalgia. Para outros, uma lembrança da infância e para alguns, uma era que jamais achavam que ia viver. Quem lembra das locadoras de videogames que foram um sucesso no passado?

Presentes em quase todos os lugares do país, as locadoras foram um fenômeno das cidades brasileiras durante as décadas de 1990 e 2000. Foram nesses ambientes que a maioria dos adultos de hoje passaram sua infância e juventude, jogando videogame e encontrando amigos.

O que não é tão comum hoje em dia, já que a maioria da criançada dos dias de hoje, são aptos a jogos de celulares, computadores e entre outros.

Localizada a 295 km de Fortaleza, a cidade de Frecheirinha recebeu nos últimos meses um novo espaço de games onde os adultos podem vivenciar os velhos tempos e as crianças podem viver o tempo que elas não tiveram a oportunidade de conhecer. Vicente da Silva Façanha, de 51 anos, emocionou a internet ao compartilhar a história de sua locadora de videogames.

COMO SURGIU A IDEIA
A Railander Games, oferece a crianças sem condições de ter videogame em casa a oportunidade de jogar, cobrando apenas R$ 5 por hora. A locadora conta com alguns dos modelos mais atuais, como PlayStation 2, PlayStation 4, X-Box 360 e X-Box Series S, e reúne várias crianças diariamente para se divertir.

Funcionando como as tradicionais locadoras que fizeram sucesso nos anos 2000, os clientes, de diversas faixas etárias, pagam por hora para jogar nos videogames disponíveis. A iniciativa de Vicente recebeu muitos elogios nas redes sociais, e sua história rapidamente viralizou, destacando o impacto positivo de sua ação na comunidade local.

Em entrevista ao O Estado, Vicente comenta como surgiu a ideia de abrir uma locadora e proporcionar esse momento nostálgico a população de Frecheirinha e região.

“Arrisquei e está dando certo. Fico feliz demais por proporcionar isso às crianças que não tiveram a mesma oportunidade de conhecer esse universo do videogame que a gente viveu e também de fazer com que aqueles que viveram, reviver esse momento importante da nossa juventude”, afirma.

Além disso, o homem que teve essa brilhante ideia trabalha também como tecladista e explica o porquê do apelido Railander. Segundo ele, o apelido vem da música, o qual trabalha há 20 anos e tem como nome artístico “Railander dos Teclados”.

A inspiração vem de um personagem cinematográfico, chamado Highlander. Ele era guerreiro, virou imortal e passou eras combatendo vilões, em busca de justiça, sem nunca envelhecer. “Todos me conhecem assim. Principalmente lá em Sobral, uma cidade que fica há 60 km daqui e onde passei mais tempo morando”, explicou.

A locadora em Frecheirinha foi aberta há cerca de seis meses e vem fazendo um grande sucesso, não só na cidade, mas também na internet conforme dito no início da matéria.

Railander disse que para ter acesso aos jogos, ele faz uma assinatura mensal que disponibiliza um acervo online entre 500 a 1000 jogos em nuvem. O que não acontecia antes, já que tudo era limitado aos CDs. A locadora funciona de segunda a sexta, entre 14h e 22h; mas aos fins de semana abre já pela manhã.

No local, trabalham Railander e seu filho. “O amor pelos games passou de pai para filho. Desde criança ele teve videogame, então, decidi trazer ele junto comigo para essa missão”. Atualmente, a locadora soma cerca de 50% da renda mensal de Railander e a outra metade vem dos trabalhos artísticos que ele realiza como músico.

Responsáveis por criar novas empresas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população, a inovação e o empreendedorismo também são essenciais para enfrentar diversos desafios e a crescente desigualdade social.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), a inovação e o empreendedorismo precisam estar interligados. A receita é simples: o empreendedor precisa ser inovador para a manutenção do seu negócio sempre, não só para se ajudar, mas todos aqueles que estão à sua volta.

Durante a entrevista, Railander também comenta sobre as crianças que não possuem dinheiro para pagar as horas de jogo. Então, ele teve a ideia de compartilhar nas redes sociais o seu PIX para que outras pessoas possam contribuir com um valor simbólico e proporcionar às crianças carentes momentos de diversão.

Mais conteúdo sobre:

locadora

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com