32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Novo trecho da Av. Heráclito Graça será bloqueado hoje

sexta-feira, 31 de maio 2024

Conforme anunciado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a partir desta sexta-feira, 31, um novo trecho da Avenida Heráclito Graça estará bloqueado para viabilizar mais uma parte das obras de drenagem que estão acontecendo na região. As intervenções precisarão que o fluxo seja interrompido, dessa vez, entre as ruas Ildefonso Albano e Barão de Aracati. O novo sistema que está sendo implementado na via visa a construção de um reservatório de controle de cheias com capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o que equivale a 13 piscinas olímpicas.
Tal equipamento será instalado abaixo da avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, e, segundo a administração municipal, deverá beneficiar a população que frequenta bairros como o Centro e a Aldeota. A ideia, descrita pelo prefeito José Sarto como uma “inovação de engenharia”, é que o reservatório permita que as águas das chuvas sejam escoadas e desviadas até o riacho Pajeú, dando fim aos alagamentos que tradicionalmente são registrados na Av. Heráclito Graça quando Fortaleza recebe precipitações intensas.
De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura, atualmente, tais problemas são causados por questões como obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem que já existe. Ao todo, o projeto que está em execução deve custar R$ 24 milhões e, além do reservatório, também estão incluídas medidas como a substituição de todo o pavimento asfáltico por piso em intertravado, a instalação de grelhas de drenagem, a construção de calçadas acessíveis e niveladas e a reforma completa da Praça Bárbara de Alencar. Tal espaço deve ganhar novos mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, serviços de pintura na meia-quadra de basquete, novos alambrados, duas futmesas em concreto e outras alterações.
Os trabalhos tiveram início em novembro do ano passado e têm previsão de serem finalizados no segundo semestre de 2024, seguindo o prazo de 11 meses, informado pelas autoridades do Município quando o projeto foi anunciado. No momento, o serviço conta com 23% de conclusão.

Informações
Com a nova configuração viária, os condutores que trafegam pela Rua Barão de Aracati, precisarão dobrar na Rua Fiúza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita na Av. Heráclito Graça para seguir em direção ao Centro. Quem vem na Rua Nogueira Acioli deve cruzar a Av. Heráclito Graça, entrar à esquerda na Rua Rocha Lima e à esquerda novamente na Rua Carlos Vasconcelos, para retornar à Av. Heráclito Graça.
Aqueles que desejarem chegar à Aldeota pela Rua Ildefonso Albano também precisam cruzar a Heráclito Graça, entrar à esquerda na Rua Rocha Lima e à esquerda novamente na Rua Carlos Vasconcelos, retornando à avenida. Se o destino final for o Centro, será necessário entrar antes na Rua Fiúza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita na Heráclito Graça.
Os condutores que estiverem dirigindo pela Rua Barão de Aracati devem dobrar à direita na Rua Fiúza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita na Av. Heráclito Graça. Já quem vem pela Rua João Cordeiro, sentido sertão/praia, deve dobrar à esquerda na Rua Bárbara de Alencar, à direita na Rua Gonçalves Ledo, cruzar a Av. Heráclito Graça e depois dobrar à direita na Rua Pero Coelho, retornando à Rua João Cordeiro.
A AMC estará presente na região para auxiliar motoristas e pedestres. A autarquia recomenda que todos sigam as sinalizações de desvio de tráfego. Os cruzamentos da avenida em questão com as ruas Ildefonso Albano e Gonçalves Ledo terão acessos liberados para facilitar o fluxo de veículos.
Por Yasmim Rodrigues

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com