26.1 C
Fortaleza

O PSB atropelou o PT

O PT, se em termos nacionais permanece enfrentando problemas nessa sua dura tentativa de retornar à antiga boa vida pré-Bolsonaro, e parece estar enfrentando problemas similares regionais no Ceará. O curioso em relação à sua situação político-eleitoral é que o partido com a vastidão das suas alianças partidárias sente-se ameaçado de perder essa condição. Para melhor ser explicado esse imbróglio, torna-se necessário uma observação realista das suas relações com seus 12 partidos aliados. Em primeiro lugar, porque ele vive a necessidade de voltar a crescer ao mesmo tempo em que seus aliados também não abrem mão do direito de alcançar o mesmo objetivo, principalmente o PSB comandado pelo experiente Eudoro Santana, seu principal planejador. Balanços ainda provisórios sobre o andamento das novas filiações mostram que o senador Cid Gomes, político que dá nó em pingo d’água, antecipou-se efetuando dezenas de filiações de prefeitos e novas lideranças, preenchendo com pedetistas que o seguiram o corpo da tropa pessebista com o aval do comando partidário na busca de tornar grande um partido nanico até então, tornando a criatura maior do que o seu criador, ao mesmo tempo em que o PT com carências de uma boa infantaria anda longe das 80 Prefeituras que de início planejava eleger, sabendo-se que para chegar a esse número teria que atropelar aliados valiosos que merecem atenção e respeito. O que vier prevalecer como desfecho dessas maquinações próprias da política, não deverá consolidar a tendência do governador Elmano de aumentar a bancada federal elegendo um maior número de deputados para suprir as deficiências de Lula na Câmara Federal, a menos que faça revisões em cargos e funções do governo colhendo de surpresa os seus aliados.

Milei, o mentecapto. Parece até mentira, mas pelo que se observa na América do Sul os problemas enfrentados pelos presidentes dos países desse continente não são crises sociais ou econômicas, mas sim, a presença do novo presidente da Argentina que o povo levou ao poder como se fosse uma personagem digna do “grande mentecapto”, do romancista brasileiro Fernando Sabino. Há preocupação com um político que venera cachorros, e ainda pranteia o seu falecido cão Conan.

Convenção moderna. Os 13 partidos governistas aliados fizeram uma pajelança em que foram acertados, sem nenhum desencontro, os dados sobre a Convenção da coligação de apoio ao deputado Evandro Leitão. A Convenção deverá ser conjunta, nenhuma delas isolada. Um ponto importante também ainda não ficou definido: o candidato à vice que Domingos Filho exige para o PSD.
Maurinho em novos tempos. O deputado Mauro Filho (PDT) ganhou elogios do Ministro Fernando Haddad e da equipe econômica, tendo em vista a aula de conhecimentos dada por ocasião da sua participação na Comissão Especial que analisou e discutiu a Lei Complementar que salvou de taxação produtos prioritários para o povão. Desde que renegou o cirismo, esse deputado tenta se amoldar ao petismo que sempre condenou. Inteligente e hábil, não está se incomodando com o que o oportunismo, desde que possa se dar bem onde estiver.
Invasão. Segundo se comenta em Pacatuba e na ALECE, está sendo mais que oportuna a “invasão” política daquela cidade pela força-tarefa de Maracanaú comandada pelo prefeito Roberto Pessoa. Com a derrocada da família Marques, a cidade deverá eleger uma chapa tida como imbatível, formada por Larissa Camurça e Ésio de Sousa apoiada pelo prefeito de Maracanaú que é quem dá as cartas na Região Metropolitana de Fortaleza.
Decadência dos grandes. Na Câmara Municipal de Fortaleza, se o PSDB, gigante antigo só tem um vereador, o seu similar MDB não tem nenhum. Por conta disso, o presidente regional do partido, Eunício Oliveira terá que se desdobrar para ter os três vereadores que está pretendendo eleger.
Novo desembargador. O governador Elmano de Freitas nomeou o procurador Lucídio Queiroz como novo desembargador do TJCE. Dois detalhes: a vaga foi deixada pelo desembargador Teodoro Silva, nomeado por Lula para ministro do STJ, e na escolha de Lucídio, Elmano respeitou a sua condição de mais votado da lista tríplice do Ministério Público.
Missão cumprida. Segundo lideranças do interior que passam pela Assembleia Legislativa, está sendo positivo muito além do esperado o desafio assumido pelo senador Cid Gomes, na missão de colocar o PSB entre os partidos maiores do Ceará. Esse sucesso ocorre sem prejudicar aliados que também têm direito de crescer e vencer.
Ótimo projeto. Sem se aborrecer com as críticas da oposição a ALECE aprovou importante Projeto de Lei, criando a Política Estadual de Incentivo à Agricultura Familiar para o que haverá sempre recursos, sabendo-se que esse setor é o que mais cresce para alimentar o povo, e com dezenas de milhares de famílias beneficiadas com crédito.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img