28.5 C
Fortaleza

O vergonhoso Rankingda corrupção


Em corrupção, o Brasil caiu 10 pontos, descendo para o 104º posto entre 180 países, muito longe da Finlândia, o país menos corrupto. Esses números não são de pesquisa enganadora. São da Transparência Internacional, e se referem à Percepção de Corrupção. O assunto foi tema dominante publicado em vários países, quando o tema mais divulgado pela imprensa internacional, é o desmascaramento de uma versão pirata da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, montada sobre um esquema criminoso para colher secretamente informações de personalidades e entidades políticas para ciência do ex-presidente Bolsonaro. O jornal francês “Le Monde” diz que o caso da ABIN soa idêntico ao registrado nos Estados Unidos, com o caso “Watergate” que terminou por derrubar o governo Nixon, em agosto de 1974. Tal situação deprimente em que se acham o Brasil e outros países onde há corrupção, e são muitos, se deve, segundo a Transparência Internacional, à fraqueza da Justiça, dos governos, e à impunidade que tem se constituído na égide dos corruptos, com destaque para os atores que integram o elenco de partidos políticos.

Rolim fortalece Sarto. Em Fortaleza o bateu levou do prefeito Sarto, perdeu o apoio de muitos apoiadores. Mas esse quadro virou para uma bancada de 35 vereadores graças à capacidade aglutinadora do vereador Gardel Rolim, conquistando mais de oito oposicionistas. O presidente da Câmara Municipal credencia-se como o grande articulador político do PDT, fortalecendo uma candidatura que estava descendo a ladeira.

Peso da Educação. O prefeito de Fortaleza tem mantido contato com o SINDIUTE sobre as demandas de professores lutando por reajuste salarial de 10,05%. Sarto mostra que esse setor consome 27,51% do Orçamento Municipal, e que esses custos aumentarem 20% em 2023. Ele assegura que a Prefeitura apresentará proposta razoável.
Problemas com aliados. Camilo Santana, Elmano Freitas e Cid Gomes reconhecem que não há como forçar alianças no interior do estado entre partidos cujos líderes são adversários. A solução é dividir palanques prestigiando os turrões para depois reuni-los sob a bandeira do governo. Haverá perdas. É difícil juntar gato e rato no mesmo saco.
Filiações no Marina. Por entenderem não haver espaço suficiente para receber mais de 2.000 participantes na solenidade de filiação do senador Cid acompanhado de 45 prefeitos e 15 deputados na Alece, o comando do PSB transferiu o evento para a Marina Park Hotel.
Fazendo justiça. Moses Rodrigues (UB), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, é o único deputado do Ceará coautor do Projeto de Lei que concede incentivo a estudantes pobres do segundo grau. A medida visa impedir a interrupção dos estudos de alunos que dividem estudo com trabalho.
Combatendo riscos. É chegado o momento para uma grande mobilização suprapartidária no sentido de impedir os malefícios dos excessos que a Inteligência Artificial e seus efeitos poderão causar por ocasião da campanha eleitoral. Nesse sentido, estão aliadas as deputadas Lia Gomes (PDT) e Gabriella Aguiar (PSD).
Situação dramática. A rejeição pela unanimidade do TRE-CE aos embargos do PL contra a cassação dos deputados, Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Marta Gonçalves e Dra. Silvana está selada. A situação é crítica face ao comportamento do PL com repetidos ataques aos ministros do TSE.
Acerto do BNB. A nova gestão do BNB abraça um projeto para acolhimento de jovens em busca de emprego. Haverá concurso para estudantes do ensino médio que podem ser incorporados ao quadro de funcionários da instituição ao completarem 18 anos. Uma ideia excelente que permitirá ao banco renovar seus quadros.

“A rejeição de mulheres na política se deve à dificuldade que a maioria delas tem, para manter segredos sobre atos sujos”. Ministra Marina Silva.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img