32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Orquestras cearenses fazem apresentação gratuita no Theatro José de Alencar

quarta-feira, 19 de junho 2024

Evento acontece nesta terça-feira (20), o concerto apresenta aos espectadores clássicos nacionais e internacionais

Ismael Azevedo

Orquestra Cearense apresenta clássicos nacionais e internacionais / Foto: Reprodução

Uma prática pouco comum começa a ganhar novos espaços na cultura cearense. Você já ouviu falar sobre uma orquestra sinfônica que está prestes a se apresentar em Fortaleza onde o público terá acesso gratuito para assistir o espetáculo?

Isso mesmo, o evento acontece amanhã (20) no Theatro José de Alencar e a entrada é totalmente gratuita para todos aqueles que querem prestigiar este lindo momento.

A Orquestra Jacques Klein e o Coral Vozes de Iracema, grupos do Instituto de Música Jacques Klein, vão se apresentar gratuitamente no Theatro José de Alencar nesta quinta-feira, dia 20 de junho, às 20h. Os ingressos são limitados e já estão disponíveis para retirada no Sympla.

O concerto terá no repertório as obras de Antonio Vivaldi, N.Leyden, Jacob Arcadelt, Josquin Des Prez, Richard Rodger & Oscar Hammerstein, além de músicas populares características do período junino, como Tiro ao Álvaro, de Adoniran Barbosa e Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga.

Em entrevista ao O Estado, o músico Everton Carmo comenta sobre a importância da música na sua vida e de ter eventos como esse na capital cearense.

“A música vai muito além de apenas tocar notas musicais, o meu primeiro encontro com a música clássica foi em 2018 no concerto de encerramento de atividades que acontece anualmente no cineteatro São Luís, sentado lá naquele teatro tive uma sensação de paz ao ouvir as peças apresentadas.”

E completa “A música pra mim de início veio como uma forma de superação, onde quando escutava cada melodia parecia que os problemas sumiam por aquele momento, através do coral fui muito além de onde eu imaginava que eu poderia chegar”.

Hoje tenho a honra de participar do coral vozes de Iracema, de início não gostava tanto da ideia de cantar em público, mas hoje esse sentimento é totalmente o oposto. Cada ida ao palco é uma sensação diferente”, destaca.

O Instituto de Música Jacques Klein conta com o patrocínio de empresas que incentivam e garantem o trabalho desenvolvido e mantido ao longo do ano para mais de 400 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), além da parceria institucional da Casa José de Alencar, Universidade Federal do Ceará – UFC, Ministério da Cultura do Governo Federal e outras empresas privadas.

IMPACTO CULTURAL
Além de sua contribuição com a música, as orquestras têm um impacto significativo na cultura e também perante toda a sociedade. Elas são responsáveis por preservar obras clássicas, introduzir novas composições e proporcionar acesso à música sinfônica para diversos públicos.

Além disso, as orquestras promovem a educação musical, por meio de programas educacionais e apresentações em escolas, inspirando futuras gerações de músicos e apreciadores da música clássica. As orquestras são verdadeiras instituições musicais que cativam e emocionam pessoas ao redor do mundo.

Sua história, estrutura e impacto cultural revelam a importância dessas formações musicais na sociedade. Normalmente uma orquestra sinfônica ou filarmônica costuma ser composta por cerca de 100 músicos que tocam os mais variados instrumentos.

Com tanta gente e instrumentos em cima do palco, a organização precisa ser feita de forma lógica para que a orquestra não seja uma bagunça tanto no aspecto visual quanto sonoro. A maior parte das orquestras segue uma organização padronizada, com apenas pequenas diferenças no posicionamento ou na presença de determinados instrumentos.

A cearense Carla Pinheiro, de 24 anos, conta que sempre gostou da energia que é assistir uma orquestra e o quanto a melodia de uma música clássica lhe completa. “Desde pequena, sempre gostei de músicas clássicas. A paz que essas músicas me trazem é surreal.

“Assistir uma orquestra então, para mim é algo sensacional. Confesso que estou curiosa para ver a apresentação que terá na próxima quinta-feira e acho importante ter mais apresentações como essa em nossa cidade. Fortaleza é muita mista, tem gostos para tudo e acredito que ainda falta um pouco da cultura de músicas clássicas em nossa cidade”, pontua.

O coordenador pedagógico e maestro Luis Maurício Carneiro realiza o convite para os leitores de O Estado sobre essa noite emocionante que está por vir. “Tenho um convite muito especial para todos vocês. Dessa vez, nosso terceiro concerto da temporada 2024 se apresentará amanhã e você é o nosso convidado especial. O repertório está maravilhoso, vai ser um concerto, uma apresentação daquelas, de emocionar e realmente tirar lágrimas dos olhos, vocês não podem perder”.

INSTITUTO DE MÚSICA
O Instituto de Música Jacques Klein atua em bairros de Fortaleza que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atendendo atualmente crianças a partir dos 04 anos de idade.

Através do Programa de Música Jacques Klein (PMJK), oferece atividades musicais, que atualmente atende mais de 450 alunos, desde a iniciação musical até a especialização no instrumento de sua escolha.

Além de manter um acompanhamento social através do Programa Envolver, de Desenvolvimento Humano (PEDH), proporcionando o suporte necessário aos alunos e seus familiares nos núcleos Passaré e Casa José de Alencar (UFC).

SERVIÇO
Evento:
Concerto da Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema no TJA.
Data: 20 de Junho, quinta-feira. Hora: 20h.
Local: Theatro José de Alencar – R. Liberato Barroso, 525 – Centro.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com