26.1 C
Fortaleza

Perdedores e ganhadores

Desde que foram registrados os primeiros movimentos políticos nas 183 prefeituras do interior, a inteligência analítica se adiantava em suas previsões antecipando que o pleito deste ano mostraria muitas candidaturas destinadas ao favoritismo. Tal condição não seria nenhum mistério, tendo em vista a força do Governo do Estado com o apoio do Palácio do Planalto avalizando a construção de chapas que envolveriam, além do PT e do reformulado PSB, mais 12 partidos. O segredo para que essa numerosa aliança viesse a funcionar como uma máquina bem azeitada não tinha grandes complicações, desde que a aliança governista entregou ao PT um enorme campo abandonado pela autodestruição dos marechais do PDT. Herdeiros do patrimônio de três décadas sob o domínio da família Ferreira Gomes, os petistas buscaram no senador Cid Gomes o elo de ligação com o passado, por entender que sem a sua ajuda não seria possível viabilizar a reconstrução política estadual. Enquanto Ciro era a ponta da lança que conquistava pelo temor da sua retórica ferina, Cid caracterizou-se como harmonizador de partidos e de coligações sob seu comando, tornando-se hoje o nome mais ouvido na política estadual. Sem imposições, juntou-se ao silencioso Eudoro Santana, eminência parda do governo Camilo Santana para acomodar mais de uma dezena de partidos numa coligação. Em meio a tudo isso, o que restou de positivo foi à realidade de que em política vale muito mais o jeito do que a força do grito. Mas os dois encontrarão também dificuldades na movimentação do interior, posto que sobrarão muitos candidatos que não ficarão felizes em cumprir tabela.

Ceará quer mais. O governador Elmano de Freitas ao lado do titular da SSPDS e do Comando da Polícia Militar inaugurou a Companhia de Eventos do Batalhão de Choque da PM. Trata-se de projeto pioneiro no país, e que estará destinado ao total controle da ordem no decorrer de grandes eventos políticos, religiosos, artísticos e culturais. Recadinho ao governador. – Não bastam só eventos sociais. O que o Ceará quer é o fim das organizações criminosas. O governo Elmano de Freitas está dando moleza a essa turma.

Batendo em criança. O deputado governista De Assis Diniz (PT) afirmar que não deixará de reagir ao deputado Antônio Henrique (PDT), que ele usa de “fake news” na tribuna daquela Casa. Se De Assis fizesse a mesma acusação a alguém mais preparado, como por exemplo, Felipe Mota, pensaria duas vezes antes de acusar a quem não sabe se defender.
Discordância oposicionista. No Legislativo, apesar das justificativas da bancada governista, em relação a solicitações de empréstimos mensais, entre os quais 92 milhões e euros destinados a beneficiar famílias e comunidades carentes, os deputados oposicionistas Silvana, Alcides, Carmelo, do PL, Queiroz Filho (PDT) e Reginauro (UB) votaram contra a matéria. Na verdade, a Oposição como um todo acusa o governador Elmano de só governar com empréstimos.
Selo Esg. Encerra-se amanhã o prazo para que os municípios façam suas inscrições para a conquista do Selo ALECE Esg, para as Prefeituras em cuja administração tenha-se registrado boas práticas de responsabilidade socioambiental, e de correção na governança. Trata-se da primeira iniciativa dessa natureza por aquele Poder.
Pesquisas fajutas. Crescem as críticas de deputados ao chamam de pesquisas fajutas que infestam as cidades do interior. Existe mais de 50 instituições ouvindo a opinião de moradores incautos do sertão, se dizendo pesquisadores, o que leva a crer que se trata de uma operação fraudulenta para criar falsos vencedores. Apesar de vigilância da Justiça, as falsas pesquisas permanecem, com seus idealizadores agindo à solta e explorando políticos tolos.
Figura notável. O jornalista, escritor e historiador Juarez Leitão apresenta, no dia 23 a Biografia do fundador e presidente da UNIMED, Dr. Darival Bringel. Trata-se, segundo ele de uma das personalidades mais brilhantes do Ceará que se projetou e mereceu a admiração geral. A UNIMED é o esteio de milhares de médicos e profissionais, que salva milhões de vidas.
Queixas vazias. Adversários do prefeito Sarto Nogueira aumentam o volume de suas queixas contra ele na condição de candidato à reeleição. Sarto beneficiou-se do direito que tem de participar das inaugurações e entregas de centenas de obras. Ponta de lança do prefeito, o vereador Gardel Rolin, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza diz que ruim é não ter obras a entregar.
Bandidagem revoltante. A Vara de Delitos de Organização Criminosa apresentou ao Ministério Público graves denúncias, por meio do Grupo de Combate ao Crime Organizado, envolvendo 14 acusados de desvio de R$ 16 milhões, recursos destinados ao apoio a pessoas idosas. O bando está sendo “encurralado” por peculato, organização criminosa e corrupção.
Mais fiscalização. Tendo como objetivo a ampliação da fiscalização no setor agropecuário, o governador Elmano, ao lado do titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, fez a entrega de mais 17 veículos à Agência de Defesa Agropecuária, que passa a contar com 37 veículos, modernamente aparelhados para cumprir essa importante finalidade.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img