27.8 C
Fortaleza

Prefeitura inicia nova etapa da implantação do binário da Praia de Iracema

Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza dá continuidade aos trabalhos para a implantação do binário da Praia de Iracema, formado pelas avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa (Regional II), nesta terça-feira (10/11). Será iniciada a etapa de drenagem, fresa, recapeamento asfáltico e tapa buracos em algumas vias naquela região.

Esta etapa de intervenções tem previsão de término no dia 20 de novembro e acontecerá sempre no período noturno, quando o tráfego de veículos é menor. Não será necessário desvio de tráfego para a realização destes trabalhos. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estarão no local para dar reforço durante a execução dos serviços.

Dentro do cronograma estabelecido, receberão os serviços de fresa e recape a Avenida Historiador Raimundo Girão, no trecho entre a Rua Ildefonso Albano até Avenida Barão de Studart, e também a Avenida Beira-Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano. Os serviços de recape serão feitos nas ruas Dr. Atualpa Barbosa Lima (entre as ruas Joaquim Alves e Monsenhor Bruno), Torquato Aguiar (entre as ruas Ildefonso Albano e Barão de Aracati), Antônio Augusto (entre a Av. Hist. Raimundo Girão até Av. Monsenhor Tabosa) e Ildefonso Albano (da Av. Beira Mar até Av. Monsenhor Tabosa) e nas avenidas Almirante Barroso (do posto na Av. Hist. Raimundo Girão com Av. Almirante Barroso até a Rua Arariús) e Beira-Mar (da Rua Arariús até Rua Ildefonso Albano).

Já os serviços de tapa buracos serão feitos nas ruas Arariús (da Av. Beira-Mar até a Rua Tigipió) e Barão de Aracati (partindo da Av. Historiador Raimundo Girão até a Av. Monsenhor Tabosa).

Com previsão de entrega ao longo do mês de dezembro, o binário da Praia de Iracema trará benefícios para a fluidez do transporte público, que será priorizado, além de melhorar a circulação de veículos não motorizados e reduzir o congestionamento na região. A Avenida Historiador Raimundo Girão passará a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar/Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano. A mudança consolidará um binário com a Av. Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário.

O projeto prevê o prolongamento da faixa de ônibus da Av. Abolição, que será estendida, no sentido leste-oeste, até a Av. Rui Barbosa e, no sentido Oeste/Leste, até a Rua João Cordeiro, ampliando em 1,8 km a rede de faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza. Além disso, haverá uma readequação do cruzamento das avenidas Monsenhor Tabosa e Barão de Studart.

O semáforo instalado no local passará de três para dois estágios, eliminando assim um ponto crítico de congestionamento. Com a intervenção, a Prefeitura vai proporcionar espaços para a implantação de equipamentos urbanos, como praças; redução dos conflitos viários; e a implantação de infraestruturas que permitam uma maior segurança para pedestres, ciclistas e priorização do transporte público.

Também está prevista a implantação de uma ciclovia bidirecional, com extensão de 1 km, nas avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar (Praia de Iracema), desde a Av. Rui Barbosa até a Rua Ararius.
DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
[email protected]
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
(AG)

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img