32 C°

11 fevereiro 2024.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Prefeitura monitora chuvas e atua em áreas atingidas pelas chuvas com equipe multisetorial

domingo, 11 de fevereiro 2024

A força-tarefa formada por pastas estratégicas como Defesa Civil, secretarias da Infraestrutura, Gestão Regional e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), se reuniu neste domingo (11/02) para monitorar o andamento das ações implantadas nas áreas mais atingidas pela chuva deste final de semana. Reunidos na Central de Operações Integradas, os gestores municipais fizeram um balanço das ocorrências nas últimas 24 horas e seguiram o planejamento de estratégias para resguardar a população mais afetada.

Além das ações preventivas já realizadas antes do início da quadra chuvosa, áreas como segurança, infraestrutura, saúde e trânsito seguem realizando intervenções em toda a cidade para garantir a segurança da população em meio à grande quantidade de chuva.

Durante a reunião, o secretário da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, pontuou algumas ações pré e pós o período de chuvas realizadas pelo município. “Desde 2021, nós criamos um comitê operacional para cuidar da questão da quadra chuvosa. Apenas do final do ano passado até hoje nós fizemos mais de 300 limpezas nos nossos recursos hídricos, retirando mais de 50 mil toneladas de resíduos. Por conta desse trabalho é que não temos nenhuma ocorrência grave na cidade. Tivemos 35 chamados sobre quedas de árvores e  todos já foram resolvidos”, detalhou.

Desde ontem, por solicitação do prefeito José Sarto, secretários executivos das regionais vistoriam pontos críticos em diversos bairros da cidade, acompanhando a situação das áreas in loco e adotando as medidas necessárias.

Defesa Civil

Desde sábado (10/02), a equipe da Defesa Civil de Fortaleza realizou 44 atendimentos devido às intercorrências causadas pelas chuvas. Destes, nenhum foi de maior gravidade. De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec), Coronel Eduardo Holanda, a atuação dos agentes da Defesa Civil foi intensificada para atender as ocorrências com maior celeridade.

“Já acionamos todas as equipes, não só da Defesa Civil, mas todas as secretarias envolvidas na operação. Hoje nós reforçamos ainda mais todas as equipes, que estão de prontidão para qualquer ocorrência. Esse é um trabalho integrado feito a partir da central de comando e vídeomonitoramento das áreas mais sensíveis, como entorno de lagoas e canais, por exemplo, dando mais agilidade ao atendimento”, explicou.

Ao todo, mais de 200 profissionais da Defesa Civil estão atuando em regime de plantão durante o Carnaval. Apenas ontem, o órgão já distribuiu 160 materiais assistenciais, entre colchonetes, redes e mantas, além de cerca de 540 m² de lona.

Trânsito

Para garantir a segurança de motoristas e transeuntes, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) implementou bloqueios em locais estratégicos que apresentaram alagamentos. Neste domingo (11/02), até o meio-dia, estão bloqueadas a Rua Pinho Pessoa e o túnel da Av. Engenheiro Alberto Sá, devido a um alagamento. Outros bloqueios, já implementados no sábado (10/02), foram finalizados, na  Av. Heráclito Graça com Rua Ildefonso Albano e Av. Almirante Barroso com Av. Almirante Tamandaré.

Além disso, técnicos estão nas ruas para restabelecer o funcionamento de semáforos que apresentem instabilidade devido a falhas no fornecimento de energia elétrica neste fim de semana. As equipes têm atuado em regime de plantão. Nestes casos, o órgão orienta que os condutores sigam a regra geral de circulação, prevista no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em caso de trânsito por fluxos de veículos que se cruzem em local não sinalizado, a preferência de passagem será do veículo que vem pela direita.

Também é importante que os condutores de veículos, durante a chuva, tomem alguns cuidados, como acionar os faróis, utilizar os limpadores de pára-brisa e observar a viabilidade da rota, dirigindo sempre com calma.

Além dos cuidados tomados pelos motoristas, a autarquia conta com uma equipe preparada para atender chamados da população. “Além de termos agentes que ficam na CIOPS recebendo e despachando ocorrências, temos também a Central de Operações da AMC. Sempre que uma ocorrência interfere na circulação, uma equipe da AMC irá ao local fazer o controle, seja no caso de árvores caídas ou veículos que possam estar presos em algum alagamento”, comentou Disraeli Brasil, assessor técnico da AMC.

Infraestrutura

Uma das principais ações preventivas da gestão municipal é o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), que beneficia ruas da periferia da cidade com obras de infraestrutura viária e drenagem, evitando alagamentos durante o período chuvoso. O resultado tem sido positivo, conforme destaca Samuel Dias, titular da pasta.

“Mesmo com a chuva, nós observamos melhorias significativas, mudanças notáveis em diversos locais da cidade que receberam obras pelo programa, não havendo registro de alagamentos. As pessoas continuam tendo acesso a suas casas. E esse é um cenário que a gente percebe em diversas localidades atendidas pelo Proinfra, e esse é o objetivo dele, garantir a mobilidade dessas pessoas, principalmente nessas áreas mais carentes de  infraestrutura”, afirmou ele.

Um dos locais fiscalizados pela equipe de infraestrutura e Defesa Civil neste domingo foi o bairro Caça e Pesca, que conta com diversas ruas urbanizadas e outras em reforma. Em uma delas, ainda em 2022, a comunidade precisava colocar uma bomba para drenagem da água que entrava nas casas e impedia a locomoção das pessoas. Durante a visita, foi verificado que após a execução do Proinfra na área não houve problemas nas ruas reformadas.

Antônio Ferreira, morador do Caça e Pesca, contou um pouco da situação das ruas do bairro. “Antes algumas ruas eram de terra, ninguém conseguia passar quando chovia, alagava tudo, eu cheguei a perder meu celular uma vez. Agora está ótimo, está tudo tranquilo”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Áreas atingidas Chuvas Prefeitura de Fortaleza

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com