32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Prefeitura promete recuperar225 km de vias em Fortaleza

quarta-feira, 22 de maio 2024

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira, 21, a chamada “Operação Asfalto”, que será composta por iniciativas que incluem desde a pavimentação de vias, até ações de sinalização e zeladoria. O trabalho deve contemplar um total de 225 km de ruas e avenidas na capital cearense. “A gente vai hierarquizar a prioridade de acordo com nível de deterioração da via, por conta da quadra chuvosa que está atípica e, paralelamente, a trafegabilidade”, detalhou o prefeito José Sarto, acrescentando que novas informações sobre tal processo deverão ser divulgadas semanalmente.
Durante o anúncio da operação, a gestão municipal ressaltou que a recuperação de vias já começou e é realizada durante todo o ano, mas que, após a quadra chuvosa, que no Ceará vai até maio, os processos são intensificados. Entre janeiro e abril de 2024, 349 ruas e avenidas receberam esse tipo de manutenção, o que equivale a mais de 121 mil m². Ao todo, 16 grandes avenidas passaram por recapeamento asfáltico neste ano, entre elas a Leste Oeste, a Edilson Brasil Soares, a Murilo Borges, a Rui Barbosa e a José Bastos, que também estão tendo uma nova sinalização instalada. O balanço da gestão do Município indica que mais de 20 km já foram renovados.
Conforme as informações divulgadas, a nova pavimentação deve alcançar os lugares da cidade que contam com intenso fluxo de veículos e circulação de transporte coletivo. As secretarias da Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos foram as responsáveis por escolher os quadriláteros e vias secundárias a serem contemplados. No processo, também foram consideradas as demandas feitas pela população através do Canal 156 e das centrais de acolhimento.
Em um primeiro momento, os trabalhos serão executados em 180 vias, sendo que 100 receberão serviços de reparo e 80 passarão por um recapeamento total. Dessas últimas, 30 já foram definidas pelas autoridades. Ao todo, 20 equipes atuarão diariamente na operação. De acordo com a Prefeitura, todas as regionais da cidade serão beneficiadas pelo projeto. Os serviços de recapeamento asfáltico serão realizados em dias de semana, tanto pela manhã quanto no período da tarde e à noite, passando por 110 km de vias principais e 50 km de vias secundárias.

Sinalização e zeladoria
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também está envolvida na operação e deverá promover a renovação da sinalização horizontal e vertical conforme a necessidade observada em cada local. Tal serviço deverá ser implementado durante à noite, para evitar eventuais transtornos aos motoristas. Agentes da Autarquia atuarão para auxiliar o tráfego durante o período de execução dos trabalhos.
A zeladoria é outro setor a ser reforçado nas ruas e avenidas contempladas, de modo que, diariamente cerca de 650 colaboradores realizarão ações de capina e varrição nas 12 regionais de Fortaleza. A Prefeitura prometeu ainda, beneficiar, além das vias, pontos estratégicos, como terminais de ônibus, escolas, centros comerciais e polos gastronômicos.

Por Yasmim Rodrigues

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com