32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Prefeitura realiza monitoramento da chuva deste sábado (30) em Fortaleza

sábado, 30 de março 2024

O prefeito José Sarto esteve neste sábado (30/03) na Central de Videomonitoramento da Beira-Mar, onde fiscalizou os trabalhos da Defesa Civil e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) no atendimento às ocorrências decorrentes da chuva que caiu em Fortaleza na madrugada e manhã do sábado.

“O trabalho de monitoramento é permanente e as equipes da Defesa Civil estão seguindo o protocolo da Quadra Chuvosa e atentos a qualquer ocorrência. De ontem para hoje, tivemos precipitação em Fortaleza, então nós redobramos a vigilância e até agora tivemos duas chamadas de verificação da condição do imóvel, sem nenhuma gravidade. Para evitar problemas no trânsito, as equipes da AMC estão em pontos estratégicos da cidade e em alerta para qualquer demanda. Por conta das chuvas com maior intensidade, a Prefeitura está fazendo a interlocução de todos os setores para monitorar e evitar grandes acidentes”, afirmou Sarto.

De acordo com a Defesa Civil, o plantão noturno de sexta-feira (29/03) para sábado atendeu a dois riscos de desabamento, sem gravidade, no Barroso e Jacarecanga. Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, pelo telefone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.

Segundo o cel. Heraldo Pacheco, da Defesa Civil, as equipes estão atentas a qualquer demanda e o trabalho de videomonitoramento segue em alerta. “Nós estamos atentos 24 horas e Fortaleza segue com o trabalho permanente no monitoramento, prevenção, limpeza dos riachos. Como o prefeito destacou, as ocorrências estão sendo atendidas.”

A AMC registrou sete pontos de alagamentos, três colisões e duas quedas de árvores. Não foi contabilizado nenhum sinistro com vítima fatal. No trânsito, os agentes do Via Livre estão em alerta para qualquer demanda, outras equipes estão atuando conforme o protocolo de segurança da Quadra Chuvosa.

A Prefeitura segue monitorando 24 horas os pontos mais críticos da Capital por meio da Central de Operações Integradas (COI). Uma força-tarefa formada pelas secretarias Municipal da Segurança Cidadã, Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e demais Autarquias, está atuando como forma de diminuir os impactos das chuvas na cidade.

Ampliação das câmeras de monitoramento

A capital conta com mais de nove mil câmeras de monitoramento, sendo duas mil urbanas e sete mil patrimoniais. A gestão realizou a ampliação do número de câmeras de monitoramento urbano e está construindo a nova Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza (CGIVFOR), que terá sede no Centro, ao lado do Paço Municipal.

Balanço geral da Defesa Civil

A Defesa Civil registrou, de 1° de janeiro de 2024 até o início da manhã de 30 de março, 927 ocorrências diversas. No total, foram 611 riscos de desabamento e 91 desabamentos, até agora, entre outras tipologias.

Em janeiro, foram 72 registros, sendo 52 riscos de desabamento, oito desabamentos e oito incêndios, além de três alagamentos, entre as tipologias mais recorrentes.

Em fevereiro, houve 528 ocorrências. Os chamados mais frequentes foram os riscos de desabamento (279), alagamentos (102), desabamentos (61) e inundações (37).

Já em março, até este sábado (30/03), foram 327 ocorrências. A maioria foi de risco de desabamento (280). Na sequência, os desabamentos (22) e os incêndios (8).

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com