30.1 C
Fortaleza

Prejudicados com a seca

Ainda em março e antes da Semana Santa, a Câmara Federal, em Brasília, aprovou proposta do deputado cearense de Tauá, nos Inhamuns Domingos Neto (PSD), que incentiva linhas de crédito para famílias prejudicadas com a seca. O jovem parlamentar já com bastante experiência na vida pública, descendente de tradicional Família Política e Administrativa dos Inhamuns, sente na pele as dificuldades que os agricultores, donos de terras e de rebanhos têm que enfrentar em tempos de invernos irregulares ou mesmo em tempo de seca. Assim, com a aprovação do seu projeto o Governo Federal e os Bancos vão ter oportunidades de ajudarem muito mais. Sem dúvida, uma boa notícia para este momento, ainda nos primeiros dias de abril de 2024, ano aliás, de Eleições Municipais em todo o País.

Mais emprego
Sem qualquer dúvida uma das principais informações dos últimos dias foi dada pelo governador Elmano de Freitas (PT), anunciando concurso público com mais de mil vagas para o sistema socioeducativo. A aguardada notícia foi em recente conversa (a live semanal das quartas-feiras), ao meio-dia quando presta contas de seu governo.

Mais de mil vagas
De acordo com Elmano Freitas, ao todo, vão ser ofertadas 1080 vagas para o nível médio e superior. Ressalte-se que, as inscrições vão ser realizadas a partir do próximo dia 17/04 no site da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará.

Governador enfatiza
“Esse vai ser o primeiro concurso da área e nós tivemos um avanço considerável. Antes, tínhamos um convênio (para contratação de funcionários. Então, o ex-governador Camilo criou a Superintendência e agora teremos servidores concursados”, revelou o Chefe do Poder Executivo Cearense.

Políticas socioeducativas
Conforme também revelou Elmano de Freitas, os profissionais que forem selecionados irão supervisionar a implementação de políticas socioeducativas e ressocialização de jovens dos centros estaduais. Para o nível médio, serão ofertadas 964 vagas para o cargo de socioeducativa. Para o nível superior, serão 116 vagas divididas em 50 para analista socioeducativo (Serviço Social), 49 vagas oara Psicologia e 17 para Pedagogia. Viva o trabalho.

Direito das mulheres
A Assembleia votou a aprovou o projeto especial sobre a Procuradoria Especial da Mulher para atuação na busca pela efetivação dos direitos das mulheres em todo o Ceará. O benefício foi lançado pela Coordenação da Alece, sendo que a deputada Lia Gomes que é a Procuradora, conversou com a imprensa, juntamente com a vice-governadora Jade Romero, que exerce o cargo de Secretária das Mulheres, a senadora Augusta Brito, a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele e a secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da pasta das Mulheres, Raquel Andrade.

Viagem
A vereadora do Psol Anna Karina vai hoje a Brasília para se reunir com a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e representantes do Ministério dos Direitos Humanos para cobrar a aplicação da lei que foi aprovada no ano passado para proteger os órfãos do feminicídio. “Existe uma lei que foi aprovada que garante uma renda, um benefício, uma bolsa auxílio para avós que ficam com as crianças, e também sobre a questão para que eles tenham prioridade na matrícula nas escolas, atendimento no posto de saúde porque eles passam a ter adoecimento mental, já que a maioria assistiu às cenas de violência contra a própria mãe”, explica a vereadora.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img