25.1 C
Fortaleza

Preparado e desencantado

Não chegou a trazer nenhuma surpresa as declarações do ex-ministro Ciro Gomes ao jornal O Globo, em relação à confusa situação em que ele se encontra metido, desde o pleito de 2022, que, não só desmantelou a aliança entre o PDT e o PT, como também nem ao menos deixou de criar sérios atritos no seio da poderosa família política dos Ferreira Gomes, que tem reinado em Sobral há décadas. O que se consegue traduzir em meio às expressões expostas por Ciro Gomes, é que ele é hoje, com absoluta certeza, uma das importantes lideranças políticas mais desencantadas com essa atividade, o que destaca quando todos que conhecem têm consciência de ser ele um dos políticos mais preparados e brilhantes do país, mas, que tem sido prejudicado por circunstâncias próprias da política brasileira, em que nem sempre os vencedores são os mais preparados e competentes. No caso dos desencontros com o irmão senador Cid, quem observa os passos dados por ambos, entende que ambos, inteligentes politicamente como são, têm suas razões. Já no caso dos ataques solertes à pessoa da senadora Janaína, se esta não é a mais preparada da Câmara Alta, não é motivo para os insultos pesados de que ela foi alvo, principalmente porque, segundo diz, o seu objetivo era atingir o ministro Camilo Santana. De qualquer forma, de tudo isso que tem acontecido com Ciro Gomes, sobressai-se uma certeza, ou seja, a de que ele caminha para ser um grande e inteligente político cearense que a política nacional caminha para perder, enquanto muitos despreparados permanecem no poder.

Surpresas desagradáveis. O TSE acaba de provocar surpresas bastante desagradáveis, principalmente no que diz respeito à cassação dos mandatos do suplente de deputado Audic Mota (MDB) e do deputado Eduardo Bismarck, do PDT, que vinha tendo uma das mais produtivas atuações entre os que compõem a bancada federal do Ceará.

Não foi só isso. Em sua sede de cassações de mandatos de políticos cearenses, o TSE causou abalos no mundo político da chapada de Baturité, ao anular o mandato do Prefeito Herberlh Mota daquela cidade, e do seu vice, Francisco Freitas, alegando abuso de poder. Herberlh era uma das lideranças que o Palácio da Abolição preparava para comandar aquela Região.
Morrendo pela boca. O titular da SSPDS, Samuel Elânio, que vinha se mostrando competente e expressivo, conseguiu o “milagre” de atrair contra ele o mundo político da capital, ao afirmar, de forma desastrosa que a criminalidade registrada no Estado do Ceará, com mais de 300 assassinatos é “razoável”. Isso bastou para que adversários do governador Elmano, como Sarto, Capitão Wagner e senador Eduardo Girão se atirassem contra ele, e não sobre Elânio.
A RMI morreu?. Um grupo de lideranças políticas, empresariais e Profissionais do Planalto da Ibiapaba prepara-se para uma reunião no Teatro Castelo de Ubajara, para cobrarem de políticos eleitos por aquela região explicações a respeito do abandono do projeto de criação da Região Metropolitana da Ibiapaba, formada por oito municípios da Serra e da cidade de Ipu.
Justiça em audiência. Na cidade de Tianguá, Ibiapaba, a desembargadora Joriza Pinheiro coordena home, no Fórum Desembargador Virgílio Firmeza, uma importante audiência com todas as Comarcas da Ibiapaba e Zona Norte, tendo como tema central a discussão de metas ditadas pelo Conselho Nacional de Justiça, a serem atingidas pela Justiça.
Frente Democrática. As forças unidas para o pleito de outubro, incluindo Fortaleza, não serão apenas mais uma coligação entre partidos políticos, mas, uma Frente democrática constituída por dez siglas e tendo como objetivos a paz social e o desenvolvimento dos municípios é o que afirma o deputado Guilherme Sampaio, presidente do PT de Fortaleza.
Dia “quente” no Congresso. Em Brasília, a expectativa é de que amanhã, 28, será um dos dias de clima mais “quente” para o Congresso Nacional Neste ano. Isso, porque aquele Poder ter deixou se acumularem nada menos de 26 vetos presidenciais para serem agora debatidos e votados, entre estes, alguns bastante polêmicos, como o da Lei de Segurança Nacional.
Protegendo o Sertão. Segundo o deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo do Estado, mesmo que deputados da oposição digam ser um ato eleitoreiro, os deputados agiram bem ao aprovarem a destinação de R$ 251,6 milhões para o “Programa Sertão Vivo Ceará” sabendo-se que milhares de famílias de produtores rurais serão beneficiadas.
Destacando. Para o deputado Célio Studart (PSD) foi acertadíssima a decisão do STF, no sentido de proporcionar o direito de defesa de aposentados e pensionistas do INSS, que pretendam realizar a sua “revisão da vida toda” em termos de contribuições para a Previdência Social. O alvo é impedir fraudes na elaboração desses documentos.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img