28.4 C
Fortaleza

Prepotência de Lira

Se nada se conseguir no sentido de que haja uma pacificação entre o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o titular da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha poderemos presenciar até um confronto físico entre duas personalidades importantes, e o que é pior, com esse problema agravado diante da ausência de modos como o alagoano Lira investe contra aquele a quem alardeia publicamente ser seu desafeto, sem que se tenha a confirmação de que essa “entifa” é política ou pessoal. O mais correto mesmo é que essa guerra pessoal tenha tudo a ver com o controle exercido por Padilha em relação à liberação ou não de determinadas grossas “boladas” de recursos de interesse da Câmara dos Deputados. De início, os menos avisados entendiam que essa briga deprimente fosse por votos. Mas, na verdade, tudo leva a crer que se trata de um desentendimento pelo mais conhecido dos motivos, ou seja, o vil metal. Para Lira, determinadas liberações de bilhões de reais, a serem feitas pelo presidente Lula terminam sendo barradas por Padilha, sabendo-se que Lira não é o único ganancioso pelos recursos de emendas, sejam pessoais ou coletivas. Por último, e sem outros motivos, entrou em cena o nome do deputado Brazão, cuja permanência na prisão era defendida por Padilha, mas, não por Lira que chegou a ameaçar romper com o Governo, se Padilha permanecesse. Lula não tem razões para demitir Padilha. Nesse caso, o ideal é que esses dois homens públicos permaneçam isolados, para se evitar que a Câmara vire um ringue, e os bate-bocas virem um vale-tudo.

Risco real. É mais do que justificável a preocupação vivenciada por todos os membro e dirigentes do PL-CE, tendo em vista os riscos reais que correm os quatro deputados desse partido, que tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional do Ceará, por conta de irregularidades dos dirigentes no pleito passado. A verdade é que o TSE tem sido implacável, mantendo as cassações de todos os mandatos sujos recursos foram para ali encaminhados.

Caso delicado. De acordo com observam especialistas, a sucessão de Sobral, que parecia muito complicada, termina sendo um problema a ser resolvido apenas com os altos comandos do PSB e do PT. Um dos pontos complicados é a pacificação em torno da vice-prefeita Cristiane Coelho, com quem o prefeito Ivo não se afina.
Eis o problema. Entre os pontos a serem acertados em Sobral, um deles é confirmar Izolda Cela, candidata pelo PSB, e a manutenção de Cristiane Coelho, pelo PT. O problema é que o PT terá que convencê-la de que poderá permanecer vice. Trata-se de caso semelhante a Fortaleza, onde Luizianne Lins não aceita nada que não seja a cabeça de uma chapa.
Tarefa de Hércules. Entre os maiores desafios a que estão se propondo o PSB e o PT, segundo veio a público, será o de desbancar do Aquiraz e Eusébio o prefeito Acilon Gonçalves e todo o seu grupo político. Entre as motivações, segundo os governistas, o Governo do Estado tem suas vistas voltadas para a grande potencialidade turísticas daquelas duas cidades.
Recursos para fechar. O prefeito Sarto Nogueira, que já teve aprovada pela Câmara Municipal
R$ 2 bilhões destinados à infraestrutura da capital, aguarda, para esta semana a aprovação de mais R$ 425 milhões, com garanti do Governo Federal. Com essa quantia, ele poderá concluir, até dezembro muitos projetos, com destaque para a infância e juventude.
Desfazendo acusações. Tendo em vista a avalanche de críticas e de acusações dirigidas pela bancada de oposição da ALECE, que negam os números das medidas do governador Elmano, destinadas à luta contra as filas nos hospitais, a Secretaria da Saúde, mostra, com números que foram realizadas, em um ano 150 mil Cirurgias Eletivas, e mais 26 mil de janeiro a março deste ano.
Mais motivos. Surgem mais motivos para justificar a redução do apoio e da confiança na gestão do presidente Lula da Silva. Depois das falhas dos serviços da ENEL, que são realidade, entra em cena a subida dos preços nos supermercados, e que atingem os alimentos, ou seja, trata-se de motivo que maltrata o bolso e o estômago da população.
Saúde do professor. O deputado e Oscar Rodrigues (União Brasil), grande potência do ensino na Zona Norte e pré-candidato à Prefeitura de Sobral foi submetido com urgência a uma intervenção cardíaca, com a implantação de um “stent”, para desobstrução de veia, com o que deverá evitar uma complicação mais séria. A coluna deseja-lha recuperação rápida.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img