28.4 C
Fortaleza

PT – união ou derrota

A partir do próximo dia 21, o PT terá que unificar todas as suas forças para a batalha pela prefeitura de Fortaleza. A observação é da vereadora Adriana Almeida que esteve com a deputada Luizianne Lins em todos os momentos no decorrer do seu calvário durante a escolha dos delegados do partido. Para Adriana, tudo o que os petistas precisam é de “muita maturidade”, tendo em vista que a escolha dos delegados se deu dentro de um processo democrático, com a marca do espírito democrático que tem norteado o partido desde a sua fundação. A representante petista vai além das posições assumidas pela ala da deputada Luizianne, e como ela, muitas outras lideranças petistas têm seus olhares voltados para o pleito municipal de Fortaleza, que vem sendo vista como desafio. O nome escolhido pelo PT terá que enfrentar André Fernandes, candidato da armada bolsonarista, o Capitão Wagner liderando as pesquisas, o aventureiro senador Eduardo Girão e o prefeito Sarto cobrindo a cidade de obras. Não será uma vitória fácil para qualquer candidato. Assistindo os acontecimentos estará a deputada que também queria ser candidata. Como estará o seu espírito não se sabe, e muito menos a quem ela emprestará os seus serviços.

Expectativa de reforço. A novidade do mundo político poderá ser a mudança do deputado federal Neto Mano, do PL para o PSB. Está pressionado por manifestar simpatias outras, e tem se caracterizado pela aproximação ao senador Cid Gomes. Ao lado de Cid estabeleceu alianças com vários outros partidos trabalhando escondido nos labirintos da política.

Em Massapê, Cunhado é rei. Zezinho Albuquerque perdeu o controle de Massapê. O deputado AJ Albuquerque e a prefeita Aline, seus filhos, romperam, esfacelando uma estrutura que dominava o poder há 20 anos. AJ aliou-se ao empresário Ozires Pontes, adversário dele e da sua família, depois de Aline recusar-se a demitir o marido da prefeitura, desafiando o próprio pai.
Tarefa e desafio. Mal tomou posse na Secretaria de Articulação Política do Governo, a senadora Augusta Brito recebeu o desafio de acalmar o enfrentamento entre as lideranças dos Sindicatos do Serviço Público Estadual. É dose que não se cura com todo remédio. Qualquer chance de cura só virá com o devido respeito às categorias que reivindicam majoração salarial.
Causando indignação. É de indignação para todas as mulheres do Ceará o desrespeito como ex-ministro Ciro Gomes insultou a senadora Janaína Farias. Além de qualificá-la como “assessora de cama”, de Camilo, ainda a comparou a Incitatus, cavalo do imperador Calígula, de Roma, promovido a senador.
Estreando bem. Enquanto Ciro Gomes debochava dela, a senadora Janaína estreava bem no Senado, como relatora do projeto de Lei que estabelece o Plano de Metas para o Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Existe a convicção de que Janaína tem tudo para mostrar uma grande atuação, se continuar recebendo a mesma ajuda da competente assessoria do titular do cargo.
Apoiando candidatos. Bolsonaro é sempre Bolsonaro causando polêmica por onde passar. E hoje aqui não será diferente. O ex-presidente cumpre agenda partidária fazendo o lançamento da candidatura do deputado André Fernandes a prefeitura de Fortaleza, passando também em Caucaia para apoiar o coronel Ajinaldo, seu candidato à prefeitura do município.

Cancelamento. A situação da ENEL no Ceará poderá repetir o que está havendo em São Paulo, onde a empresa terá que pagar uma multa de R$ 170 milhões pelas perdas naquele Estado. No Ceará o governador Elmano já advertiu que somente serviços de boa qualidade poderão evitar que o Estado procure outra empresa.
Prefeitos apelam. Com a notícia de que a Câmara dos Deputados acabou de aprovar o projeto de recriação do DPVT, cujo nome será mudado para SPVAT, prefeitos apelam a Confederação Nacional dos Municípios para defender a concessão de parte dessas multas para os municípios.

“O presidente Lula não deve se esbaforir contra Elon Musk. Bastaria dizer que a nossa soberania não está à venda. Só isso bastaria para fazê-lo cantar em outra freguesia.” Deputado Pinheiro Landim, ex-presidente da Alece.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img