28.5 C
Fortaleza

Quixadá valoriza servidores

A Câmara Municipal de Quixadá aprovou a atualização salarial dos ACS e ACE’s em janeiro pela primeira vez em sua história. Verdade. Na primeira sessão extraordinária do ano, realizada na última quarta-feira (17/01/2024), a Câmara Municipal de Quixadá deliberou sobre importantes medidas relacionadas à valorização dos servidores municipais. Aprovado por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que atualiza o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) representando um marco significativo para esses profissionais. Os agentes presentes no plenário expressaram que esta foi a primeira vez que o ajuste salarial foi efetuado no mês de janeiro, assegurando um ganho remuneratório já no início do ano.

E mais
Além da decisão dos vereadores, atendendo solicitação do prefeito Ricardo Silveira, durante a sessão extraordinária, foi aprovado também o projeto de lei que revisa a remuneração dos servidores ocupantes de cargos efetivos e comissionados do poder executivo municipal, alinhando-se ao novo salário mínimo vigente. Essa medida visa garantir a justa valorização dos servidores, promovendo equidade salarial e respeitando os parâmetros legais.

TJCE 150 anos
Na semana na qual se comemora os 150 anos de história do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) acontece uma série de eventos que, além de celebrar a memória da instituição, promoverá a valorização e integração dos profissionais que, diariamente, constroem essa trajetória e tornam possível a missão do Judiciário de garantir direitos e levar justiça à população cearense.

Importante saber
No próximo dia 30, um encontro vai reunir, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmec), em Fortaleza, gestores(as) e servidores (as) da área administrativa do Tribunal, com atuação na capital e interior do Ceará. Será uma oportunidade para apresentação das conquistas já alcançadas na atual gestão e alinhar visões para trilhar os novos rumos da Justiça.

A história
Destaque-se que, a criação do Tribunal de Justiça do Ceará foi acompanhada da instalação de outros seis tribunais em todo o país, ou seja, igualmente ao nosso Estado ganharam suas Cortes os Estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Antes, já existiam tribunais de Justiça na Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco.

Iluminação em Sobral
A cidade de Sobral, na região norte do estado e a 230 km de Fortaleza, segue uma tendência das grandes cidades do mundo ao iniciar o seu projeto de internalização da rede de iluminação pública no Centro Histórico. A ação proporciona a redução da poluição visual provocada pela grande quantidade de fios. Trata-se de investimento da ordem de R$ 18 milhões, fruto de um convênio entre a prefeitura local e o Governo do Ceará.

Sangue e medula
O município de Caucaia recebeu recentemente a 10ª edição da Campanha de Doação de Sangue e Medula que levou o lote do ex-vereador Eduardo Pessoa, já falecido. A ação feita em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), foi realizada na Escola Branca Carneiro de Mendonça. Referida campanha que virou lei em 2017, foi liderada pela deputada Emília Pessoa e, já beneficiou mais de cinco mil vidas.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img