28.5 C
Fortaleza

Santa Casa pede socorro

A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza depois de 261 anos em que vem salvando vidas, volta a viver dificuldades que ameaçam a continuidade das suas atividades. Mais uma vez, a Assembleia Legislativa do Estadual está sendo alvo de apelos no sentido de que aquele monumento à bondade humana consiga superar crescentes problemas de ordem financeira que angustiam os seus gestores, a começar pelo atual provedor Vladimir Spinelli, com quem esteve a deputada Gabriella Aguiar. Inteirado pela presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, o deputado Evandro Leitão de pronto decidiu por mobilizar todos os deputados estaduais, assim como entregar ao deputado Eduardo Bismarck (PDT), coordenador da Bancada Federal do Ceará, a missão de articular com todos os parlamentares estratégias para se conseguirem mais recursos federais para aliviar as vicissitudes pelas quais passa o primeiro hospital construído em fortaleza, devendo todos entenderam que o SUS só pode atender a 300 dos 403 leitos destinados ao povo. Parece que essa questão marchará, mais uma vez, para ser resolvida através de emendas parlamentares.

Caminho próprio. Engana-se quem julgar que o presidente da ALECE, Evandro Leitão necessita de guia e de orientador para a sua pré-campanha à Prefeitura de Fortaleza. Nos últimos dias, por sua própria iniciativa, ele tem mantido encontros com os dirigentes dos aliados MDB, PSD, PSB, PP, Republicano, PCdoB e PP visando a total unidade dos governistas.

Temor do PL. Depois do TRE-CE rejeitar os embargos dos quatro deputados do PL que tiveram mandatos cassados, a tensão aumentou sobre o que decidirá o TSE, ao qual apelaram, quando se sabe que aquela Corte tem sido constantemente atacada por lideranças do partido de Bolsonaro.
Ajuda ao contrário. Ainda a propósito da situação dos deputados do PL, resta a esperança de que o Tribunal Superior acolha a argumentação de suas defesas. O pedido de ajuda que fizeram à senadora Damaris complicou a situação. – Seguindo o estilo Bolsonaro, ela partiu para o ataque ao presidente do TSE.
Última esperança. Prevalece entre os cassados do PL a confiança no TSE para reverter uma situação que os puniu sem que tenham participado da decisão que fundamentou a cassação. Em Brasília, ninguém acredita que o Poder possa encontrar nos autos ou fora deles, meios de convencimento que justifique uma punição equivalente a pena de morte de qualquer cidadão eleito com o voto do povo.
Plano pronto. Garante o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, que o Governo do Estado já tem pronto o Plano contra a Seca, que lhe coube elaborar, e que será exposto logo que o governador possa coordenar o seu lançamento com a presença de todos os deputados, prefeitos e vereadores.

Mais tensão. Na visão do deputado Idilvan Alencar (PD) é muito mais séria e grave a ameaça de enfrentamento entre o presidente Lula e o Congresso Nacional por conta do veto aos R$ 5,6 bilhões a que têm direito os parlamentares, todos necessitados de recursos.
Greve da Educação. O SINDIUTE concordou com o estado de greve para os servidores da Educação. A categoria batalha por um reajuste salarial de 10.09% que cobram há tempos. Se nada for resolvido até hoje, haverá greve geral.

Nem todos. ressionados pelo grupo que vai permanecer no PDT, prefeitos podem rever o compromisso de acompanhar o senador Cid Gomes para o PSB. Registram-se dificuldades. Entre os 45 que prometeram deixar o PDT, existem rivalidades regionais difíceis de serem superadas.

“Não é difícil eleger-se para representar o povo nos parlamentos. O difícil é chegar lá sem dinheiro para pavimentar o eleitorado.” – Ex-deputado Alceu Vieira Coutinho.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img