32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Sarto inaugura o quinto dos 16 postos que prometeu entregar até o final de 2024

quinta-feira, 13 de junho 2024

O prefeito José Sarto (PDT) entregou o quinto dos 16 postos prometidos por sua gestão no ano passado com prazo de entrega para até o final de 2024. A unidade inaugurada nesta quarta-feira (12) passa a ser o 121° posto de saúde de Fortaleza e está localizada no bairro Edson Queiroz. A estimativa é de que o posto Doutor Sergio Gomes de Matos beneficie cerca de oito mil pessoas do bairro e do entorno. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), com investimento de cerca de R$ 1,4 milhão.
A entrega acontece menos de um mês depois de Sarto inaugurar o posto Fernando Uchôa Costa, no Residencial Cidade Jardim I, no José Walter. “[…] Têm ainda mais 13 unidades quase prontas para serem inauguradas”, afirmou o prefeito na solenidade desta quarta-feira. Sarto pontuou que a Prefeitura tem “investido também em reformas, postos móveis, entrega de medicamentos à domicílio e telemedicina”. A unidade do Edson Queiroz tem três consultórios gerais, farmácia e salas de odontologia, de prevenção ginecológica, de procedimentos, sala de vacina, observação e educação em saúde, além de banheiros com acessibilidade.

Segurança pública
Durante a solenidade, Sarto conversou com jornalistas sobre a pauta da segurança pública, tema que vem gerando embate direto entre as gestões estadual e municipal, além de entre os pré-candidatos nas eleições de outubro. O prefeito questionou as declarações do governador Elmano de Freitas (PT) que afirmou que “bandido seria tratado como bandido”. “Bom, antes, era tratado como?”, retrucou Sarto nesta quarta.
“Vamos procurar diálogo com o novo secretário da Segurança, conversar com ele. Institucionalmente é bom que se preserve a relação institucional. Quem fala aqui é o prefeito da capital do estado do Ceará, que pede socorro, que pede segurança”, afirmou, no mesmo dia em que homens invadiram, em Pacatuba, uma unidade pública de ensino e fizeram funcionários do local de reféns. O crime aconteceu pela manhã. Horas depois, o governador anunciou o reforço policial de 1.135 agentes militares para a patrulha ostensiva na Capital e nas demais cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
“A chegada desse reforço é para a nossa população perceber, ver e sentir uma maior presença da polícia nas nossas ruas. Vamos seguir no combate das organizações criminosas que tanto amedrontam o nosso povo”, disse nas redes sociais. Também segundo o Governo do Estado, os novos policiais militares irão atuar a pé e de forma motorizada em ruas, praças, áreas de praias, centros comerciais, corredores de grande movimentação de pessoas, entre outros locais públicos.
Roberto Sá, secretário da Segurança Pública, participou da conversa que ocorreu nas redes sociais por ligação telefônica. Roberto Sá é a aposta de Elmano para encabeçar a linha de frente da crise de segurança pública do Ceará. Como adiantou O Estado CE no mês passado, no primeiro encontro institucional entre o governador e o secretário, Elmano cobrou ação rápida no policiamento ostensivo, na redução dos índices e na sensação de segurança da população.
“[…] me reuni com cada vinculada e passamos novas diretrizes, como a redistribuição do efetivo para locais, após um estudo de análise criminal, onde a ação era mais necessária. Com a integração das forças, já começamos a efetuar prisões com uma ação repreensiva qualificada, aumentando assim a visibilidade dessa polícia ostensiva”, disse o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Por Dalila Lima
e Kelly Hekally

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com