32 C°

quinta-feira, 5 de agosto de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Saúde: Brasil sob o risco de se tornar campeão em mortes por doenças cardiovasculares

quinta-feira, 22 de julho 2021

No mês de julho, durante o Webinar “Doenças cardiovasculares: soluções para reduzir custos e preservar vidas”, realizado pelo Fórum Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), foram discutidas medidas urgentes para melhorar as condições de saúde cardiovascular dos brasileiros. Diagnósticos precoces e tratamentos eficazes podem ser a chave para não permitir que o país bata recorde internacional de óbitos por doenças no coração.

FOTO DIVULGAÇÃO



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), somente no Brasil, infarto, hipertensão, derrames e insuficiência cardíaca são responsáveis por 350 mil mortes por ano. Entre janeiro e maio de 2021, somente no Ceará, 568 óbitos domiciliares foram causados por doenças cardiovasculares inespecíficas.

Os números são preocupantes. Segundo os estudos, apesar de saberem da importância de um estilo de vida saudável, os brasileiros não preservam esses hábitos. De acordo com o coordenador do FórumDCNTs, Mark Barone, os resultados observados ilustram um fenômeno que ocorre quando os países conseguem elevar a estimativa de vida da população. “É conhecido como ‘transição epidemiológica’, no qual os países passam a prevenir e curar doenças transmissíveis e, portanto, menos pessoas morrem dessas doenças. A população passa então a viver mais e, geralmente, migrar para centros urbanos e consumir mais alimentos ultraprocessados. Como resultado, mais pessoas passam a desenvolver e morrer de doenças crônicas não transmissíveis”, detalha.

Ainda de acordo com o especialista, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes no Brasil e são mais prevalentes porque, muitas vezes, decorrem de outras doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemia, assim como de fatores de risco, como sedentarismo, fumo, poluição, alimentação não saudável, entre outras “Contudo, é possível sim reduzir a prevalência e a mortalidade por doenças cardiovasculares, tanto através de medidas de prevenção quanto tratando adequadamente outras DCNTs e respondendo prontamente a urgência de infarto e AVC, com equipes e centros qualificados”, aponta.

Hábitos
Hábitos não saudáveis podem acabar resultando no desenvolvimento de doenças crônica, por exemplo, o excesso de alimentos ricos em sal, gordura e açúcar, o sedentarismo, o consumo de álcool, o fumo e a poluição. “Outro hábito pouco citado, mas muito importante é o sono, sabe-se que além de doenças cardiovasculares, o sono de baixa qualidade ou tempo inadequado pode levar a ou a agravar quadros de obesidade e diabetes”, alerta Mark.

Os sintomas das doenças cardiovasculares podem acabar passando despercebidos. Em casos de diabetes tipo 2, por exemplo, o tempo até a apresentação de um sintoma claro pode ser longo e quando a doença for notada pode ser por conta de uma complicação como um infarto. “É fundamental que as pessoas tenham acompanhamento das equipes de saúde da família, que solicitarão exames e avaliações de acordo com a faixa etária, os sintomas e o histórico familiar”, detalha o coordenador. Além disso, o médico chama atenção para a importância do tempo em qualquer situação suspeita de infarto ou AVC “ ‘Tempo é músculo’ e ‘tempo é cérebro’. É fundamental ligar para o SAMU ou outro serviço de atendimento médico emergencial prontamente”.

O problema deve receber atenção de pessoas de todas as idades e a prevenção tem um papel importante na redução de casos e complicações “Enfatizo: a alimentação saudável é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, a prática regular de exercícios físicos, não fumar, administrar o peso corpóreo, dormir bem e em tempo suficiente, também. Para quem tem outras DCNTs, buscar e manter o tratamento para estar dentro dos alvos é um investimento que vale a pena”, aconselha Mark Barone.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com