26.1 C
Fortaleza

Saúde mental comprometida

Ontem, por ocasião dos jornais televisivos, o grande destaque, trazido ao público em ampla reportagem, foi a situação da saúde mental em fortaleza e Região Metropolitana, hoje sob a total responsabilidade dos CAPS, que carregam nas costas o tratamento de milhares de pessoas portadoras de transtornos mentais, mas, que hoje em dia não contam mais com hospitais psiquiátricos, que foram desativado por não serem mais reconhecidos como a solução para esse angustiante problema. Esses Centros de Atenção Psicossocial de responsabilidade do Ministério da Saúde, e sob a supervisão da Prefeitura de Fortaleza, seriam a solução mais viável para o sério problema. Isso, tendo em vista tratar-se de uma entidade constituída de uma equipe composta por especialistas, com destaque para técnicos em enfermagem, psicólogos e médicos psiquiatras. Infelizmente, de acordo como vários depoimentos feitos por pacientes, acompanhantes e parentes daqueles ali atendidos, está ocorrendo a falta de psiquiatras, sem os quais, não são liberados os remédios, e sem os remédios, sem os quais os pacientes estão expostos a crises graves. Diante dessa situação seria oportuno e necessária a entrada em cena de vereadores da capital, deputados estaduais e federais no sentido de que tais problemas sejam equacionados com o máximo de urgência, para impedir o aumento do sofrimento daqueles que são tão bem atendidos nos CAPS, e da angústia dos milhares de familiares, cujo sofrimento é inimaginável. Os CAPS são de uma importância vital para milhares de pacientes e de familiares. Mas, sem psiquiatras e sem remédios, terminam impedidos na sua nobre missão.

G-20 em Fortaleza. Pela segunda vez, a cidade de Fortaleza sedia reuniões do G-20 quando as 20 Nações mais importantes do Mundo estarão buscando meios e saídas eficientes para a implantação do bem-estar financeiro global. O evento é organizado pelo BCB e Ministério da Fazenda. A abertura dos trabalhos foi feita pelo Governador do Ceará Elmano, que acredita num Mundo mais pacífico, desenvolvido e harmonioso.

Com ou sem padrinho. Para analistas da política da capital cearense, a batalha eleitoral deste ano tende a ser uma das mais atípicas, ou seja, teremos os candidatos apadrinhados, contra os sem padrinho. Sarto é apadrinhado por Ciro; Evandro por Elmano e Lula; André por Bolsonaro. Os demais disputarão sem padrinho sendo que quem mais alega essa condição é o Capitão Wagner.
É desencantador. Por maioria da Turma 2 do STF, o esperto líder esquerdista e ex-ministro Zé Dirceu, teve extinta a sua condenação por corrupção passiva, no episódio da Lava Jato. Entretanto, pelo que explicam os ministros que aprovaram a medida, não se trata de absolvição, mas, sim, de não cumprimento da pena imposta a Zé Dirceu. O resultado de tudo isso é que, mais uma vez massa ignara deixa de entender uma saída do STF.
Política de Juazeiro. A desistência do deputado Davi de Raimundão, de disputar a Prefeitura de Juazeiro foi uma atitude totalmente dele, até porque ele liderava as pesquisas. Ou seja, não houve nenhuma oferta de vantagem para que ele tomasse aquela atitude. A sorte será do deputado Fernando Santana, que “herda” milhares de votos para a luta por impedir a reeleição de Glêdson.
Grana para os idosos. O senador Cid Gomes foi um dos destaques em relação à aprovação, pela CCJ do Senado Federal, que determina o destino de recursos doados para Fundos dos Idosos. A partir de agora, essas doações deverão ser administradas sob o controle das instituições ligadas aos municípios, estados e União. À falta dessa medida, muita grana dos idosos já “sumiu pelo ladrão”.
Posição das senadoras. Segundo se comenta, o Estado do Ceará, embora muito bem servido em termos de senadoras, no caso Augusta Brito e Janaína Farias, ambas se encontram em encruzilhadas. Augusta quer retornar ao Senado, mas, prefeitos e lideranças a querem na Articulação Política. No caso de Janaína, ela poderá deixar a Câmara Alta pela Prefeitura de Crateús.
Produção de Janaína. A propósito da senadora estreante Janaína Farias, ela tem se destacado pela desenvoltura. Prova disso, diz o governador Elmano de Freitas, ela foi a primeira representante federal do Ceará a fazer aprovar recursos urgentes destinados a modernizar o equipamento da Polícia Militar para a guerra contra as facções, assim como aprovar o Marco Regulatório do H2V.
Destaque para Evandro. Nas suas demonstrações de gratidão aos responsáveis por apoios decisivos no sentido da Segurança Pública do Ceará, o governador Elmano deu destaque especial à maneira como o presidente da ALECE, Evandro, empenhou-se nesse sentido, sendo responsável pela aprovação em tempo recorde, de nada menos que oito projetos vitais para o enfrentamento aos criminosos.
Manobras esperadas. Como havia advertido o senador Cid (PSB), serão os mais surpreendentes os arranjos eleitorais no interior. Exemplo é que em Tianguá, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) lança o prefeito Nunes à reeleição, e o deputado Júnior Mano (PL), sem dar a mínima atenção a Bolsonaro dá todo o apoio, o que deverá ser bom para Tianguá e a região.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img