26.1 C
Fortaleza

Saúde precisa melhorar

Serviços de saúde de Iguatu não atendem população do município. A declaração é do pré-candidato a prefeito, Ilo Neto (PT). Segundo afirmou à imprensa local e regional: “Falta de médicos, insumos e medicamentos nas unidades básicas, além de salários atrasados são alguns dos problemas que precisam ser enfrentados na nova gestão municipal”, destaca o, pré-candidato. E enfatizou: “Não é de hoje que o município de Iguatu protagoniza notícias negativas na imprensa cearense. A instabilidade no sistema de saúde denuncia erros da atual gestão municipal que estão prejudicando toda os moradores da cidade. Em janeiro deste ano, de acordo com matéria publicada num Jornal, em Fortaleza, o Sindicato dos Médicos do Ceará expôs o atraso de três meses no salário dos servidores, referentes a outubro, novembro e dezembro de 2023 e a promessa não cumprida de que a situação seria regularizada no final do ano passado, prejudicando a continuação das atividades médicas e o atendimento eficaz da população”.

Situação se agravou
De acordo com Ilo Neto, “o cenário se agravou ainda mais de lá para cá, com os relatos da população carregados de queixas contra a baixa oferta de vagas para consultas, demora de meses e até anos para a realização de exames e a falta de insumos nos equipamentos de saúde, incluindo material de limpeza e remédios”.

E mais
Em caminhadas pelos bairros e distritos de Iguatu, o pré-candidato à Prefeitura de Iguatu, Ilo Neto, presencia diariamente a situação vivida pelas comunidades. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) enfrentam problemas estruturais que dificultam o atendimento digno das pessoas que procuram pelos serviços. Os pacientes reclamam da falta de medicamentos, das ambulâncias sucateadas e da ausência de médicos na rede municipal de saúde, além da ameaça de paralização por parte dos servidores da área.

Tem que mudar
Para Ilo Neto, a saúde das pessoas é coisa séria e precisa ser tratada como tal. “Nosso compromisso com o povo de Iguatu é sanar os problemas que aí estão, como o endividamento do Hospital Regional, por exemplo. Temos propostas viáveis e inovadoras para priorizar o serviço municipal de saúde de Iguatu, para melhorar o atendimento em cada UBS já existente, além de construir novas unidades. O processo de reconstrução desse sistema de saúde totalmente sucateado é prioridade para mim”, ressalta Ilo Neto.

Eleito, aguarda apoio
Perguntado sobre como fará para resolver as questões da saúde no município, Ilo Neto explica que com o apoio do Presidente Lula e do Governador Elmano de Freitas, vai conseguir atrair recursos suficientes para garantir uma saúde de qualidade para os iguatuenses. “Unir para reconstruir. Juntos, somos a esperança para reconstruir Iguatu”, reforça o pré-candidato.

Prazos eleitorais
Os candidatos que irão pleitear cargos nas eleições deste ano, deverão ser definidos pelos partidos políticos nas convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto. Pela lei brasileira, o candidato precisa obrigatoriamente estar filiado a um partido.

E mais
Quanto às siglas partidárias, poderão participar das eleições aquelas que tenham seu estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis (6) meses antes do pleito e que, até a data da convenção, tenham órgão de direção definitivo ou provisório na circunscrição do pleito. Nas eleições municipais, a circunscrição é a respectiva cidade.

Registro de candidatura
As agremiações partidárias terão até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral. Em 2024, ou seja, este ano, os pedidos de registro deverão ser apresentados aos juízos eleitorais (zonas eleitorais), já que a legislação estabelece que a primeira instância da Justiça Eleitoral é a responsável por receber e processar os registros dos postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img