32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Sobral recebe a primeira edição das Festas Literárias; evento é organizado pelo Governo do Estado

sexta-feira, 03 de maio 2024

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), tendo como objetivo estimular o acesso aos livros, leitura e à literatura para todas as idades, organiza a Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi). Tendo uma duração de 3 dias, a Feira tem uma programação bem diversificada e com acesso gratuito. Em cada edição, diversas atividades são realizadas, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores.
Abrindo a Festas Literárias, Sobral recebeu ontem, dia (2) de maio, a abertura oficial, que aconteceu no Teatro São João. Durante o momento, houve uma homenagem ao escritor Domingos Olímpio e a sua clássica obra Luzia-Homem. A programação também contou a apresentação do Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira.
Nesta sexta (3) de maio, às 20h, acontece também no Teatro São João, um bate-papo com Léo Prudêncio e Vicente Júnior em homenagem ao centenário de Alcides Pinto, jornalista, poeta e escritor nascido em Santana do Acaraú. Para encerrar o momento, o público presente poderá aproveitar a Mostra da Escola de Música de Sobral, Rosinha do Acordeon e Banda Balaio da Preta.
A programação segue em Sobral até o dia 4 de maio, durante esse período, serão realizadas oficinas de escritas criativas, contação de histórias, palestras, exibição de documentário, saraus, bate-papos sobre temas como literatura fantástica, apresentações musicais, slams e muito mais.

Promovendo a leitura
As Festas Literárias procuram criar uma rede de ações voltadas para o fortalecimento no campo literário, principalmente com foco nas produções locais que estão sendo produzidas na atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área, conforme explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
“As Festas Literárias no Ceará são uma ação itinerante de promoção e circulação de ações de incentivo à leitura e fortalecem a cadeia produtiva e econômica do livro. Sabemos que o acesso à cultura e ao conhecimento são elementos centrais para o pleno exercício da cidadania, incluindo a geração de renda. Mas, para além disso, as Festas são também um momento de celebração do livro, da leitura e da literatura”, explica a secretária.
Segundo a orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura, vinculada à Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secult Ceará, Maura Isidório, as Festas Literárias são uma excelente oportunidade para desenvolver o acesso à cultura da leitura e consolidar as políticas públicas.
“As feiras vão contar com uma ampla programação literária, composta por oficinas, palestras, mediação de leitura, encontros, contação de história e as poéticas da literatura oral, ou seja, as poéticas da oralidade, contemplando violeiros, repente, saraus literários e slam. Essas feiras vão promover grandes encontros, fortalecendo as políticas do livro e leitura no nosso estado”, ressalta. Sendo uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania, a ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.
Além disso, as Festas Literárias também irão promover sessão de lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que vão receber edições das Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.

Festas Literárias do Ceará
A Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Icó e da Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com