26.1 C
Fortaleza

TJCE libera Forricó

Uma das maiores festas em praça pública do Nordeste, o Festival Forricó 2024, está confirmado. Isso mesmo. O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) manteve, na da última segunda-feira (8), a realização do Forricó 2024. Esse evento é parte da cultura local e regional, gerando empregos, renda e aquecendo a economia, além de alegrar a cidade, trazendo turistas e brincantes de todo o Brasil. “Sejam bem-vindos ao Festival Forricó 2024, de 10 a 14 de julho, no Largo do Théberge em Icó, Ceará. Estamos prontos para recebê-los. Curtam, comentem e espalhem essa notícia maravilhosa!”, escreveu a prefeita Laís Nunes em suas redes sociais e disse da alegria do povo icoense em receber de quarta-feira até o próximo domingo, família, pessoas e caravanas, de una maneira geral, para participarem do tradicional festival Forricó.

TSE se prepara
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça está vivenciais as suas primeiras semanas como integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cuida das eleições municipais de todo o país. Mendonça já atuava no Tribunal, mas como ministro substituto. Agora, com a recente saída do ex-presidente Alexandre de Moraes, uma das cadeiras efetivas destinada a membros do Supremo (STF) ficou vaga e foi ocupada por Mendonça.

Importante saber
Com a posse de André Mendonça, o TSE passa a ser composto pela presidente, ministra Carmen Lúcia, o vice-presidente, Nunes Marques, e os ministros André Mendonça, Raul Araújo (STJ), Maria Isabel Galotti (STJ), Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, ambos oriundos da advocacia. O Tribunal Superior Eleitoral está pronto e firme para comandar as eleições, com todos os seus trâmites, revelam os que fazem o TSE.

Violência contra a mulher
Continua repercutindo muito bem em todos os segmentos da sociedade cearense a posição da Procuradoria Especial da Mulher que se lançou com dados sobre a violência. Um dos objetivos do Observatório da Mulher Cearense é reunir informações sobre os diferentes tipos de violência feminina. O Levantamento da violência política de gênero está sendo realizado.

No legislativo estadual
A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou o mencionado Observatório da Mulher Cearense, durante o III Seminário Formativo das Procuradorias da Mulher do Ceará, realizada no último dia quatro (4) do corrente mês.

Deputada procuradora fala
Em contato com a imprensa e através de suas redes sociais, a procuradora especial da mulher, médica e deputada Lia Gomes (PDT), foi quem fez a apresentação da nova ferramenta de combate à violência contra a mulher. Conforme explicou a Dra. Lia:” O Observatório é um site que reúne dados oficiais e públicos relacionados a casos de violência contra as mulheres no Ceará. O objetivo é concentrar neste, mesmo lugar, ou seja, no site, estatísticas que sejam de fontes confiáveis sobre as mulheres, proporcionando essa visão a diversas violências como a política e os casos de feminicídio”, explicou.

Pesquisa
Afora esses registros, a plataforma apresenta leis do Brasil com referência à proteção das mulheres e canais de denúncia em que elas, as mulheres vítimas de violência podem recorrer. A deputada Lia Gomes revelou ainda que o Observatório também vai ser um espaço de produção de pesquisa que irá servir como base para a formação de novas políticas públicas voltadas ao tema, em todo o Estado.

Mais creches
Para ampliar o acesso das crianças à educação de qualidade, o Ceará vai contar com nova creches em 57 municípios. O investimento será de R$ 265,2 milhões, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o denominado novo PAC. A boa informação dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, repercute positivamente, pois, foi ao lado do governador Elmano de Freitas e de vários prefeitos que estiveram recentemente reunidos em Fortaleza.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img