32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Última peça de material radioativo furtado é encontrado por Cnen em São Paulo

segunda-feira, 08 de julho 2024

Nesta segunda-feira (08), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) localizou a última peça radioativa que tinha sido furtada na semana passada em um ferro velho em Itaquera, na Zona Leste da capital Paulista. O artefato foi encontrado intacto no local  que estava sendo usado para venda de peças de chumbo para uma loja de baterias. Após o objeto ter sido encontrado, a Cnen decidiu encerrar a ocorrência no âmbito de sua responsabilidade. 

Foto: Divulgação

Em nota, a instituição informou que o equipamento  foi encontrado sem nenhum tipo de dano, assegurando que nenhum tipo de contaminação ou dispersão de radiação foi expelida. “É importante ressaltar que não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação, sendo recuperado intacto”, noticiou o órgão, em nota.     

O material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro que foi furtada na madrugada do dia 30. No interior do veículo estavam cinco recipientes tampados que foram levados. Quatro já estavam inativas, apresentando um risco muito baixo à saúde. O quinto continha uma dose baixa, contendo um volume pequeno.  No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com