32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Última semana de inscrições para curso gratuito de Luteria Tradicional na Tapera das Artes

quarta-feira, 01 de maio 2024

Na vanguarda da educação musical e do empoderamento juvenil, a Escola de Luteria Tradicional da Tapera das Artes, localizada em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza (CE), realiza uma parceria inovadora com o renomado mestre luthier Saulo Dantas Barreto, formado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona, na Itália.  As inscrições ficarão abertas até 03 de maio e podem ser realizadas por meio do formulário disponível na bio do Instagram (@taperadasartes_).

O curso profissionalizante de Luteria Tradicional, com duração de quatro anos, oferece uma oportunidade única para jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente da rede pública de ensino, e incluirá bolsas de estudo. “ Esse projeto inovador tem o potencial de mudar vidas e catalisar talentos musicais no Ceará, abrangendo desde a fabricação até a restauração e manutenção de instrumentos de cordas friccionadas”, conta Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Instituição.

Com o patrocínio da PetroReconcavo, a Tapera das Artes pôde adquirir ferramentas e materiais especializados. “Cada aluno matriculado terá seu próprio kit de trabalho, permitindo a realização das atividades pedagógicas com alto nível de profissionalismo”, explica o luthier Saulo Dantas Barreto, responsável pela Escola de Luteria Tradicional da Tapera das Artes, que traz consigo todo o conhecimento e a expertise adquiridos em Cremona, berço da construção de instrumentos musicais de corda.

O projeto faz parte do programa artístico-cultural mais amplo da Tapera das Artes, via Lei Federal de Incentivo Cultural Rouanet, contando com o apoio do Ministério da Cultura. O curso terá uma carga horária total de 3.200 horas/aula ao longo de quatro anos, prometendo ser uma jornada enriquecedora e transformadora para os 14 participantes selecionados.

Sobre o artista

 
Saulo Dantas Barreto é um renomado luthier formado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona, na Itália. Com uma carreira de trinta anos no mercado musical nacional e internacional, sua formação acadêmica está centrada na história da luteria brasileira e na pesquisa. Ele também é bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua dissertação é considerada o primeiro texto acadêmico sobre a história da luteria brasileira, especialmente focada nos instrumentos do quarteto clássico (violino, viola e violoncelo). Barreto é reconhecido como pioneiro no Sistema 72, um método de construção de instrumentos usado por importantes luthiers dos séculos XVII, XVIII e XIX, como Amati, Stradivarius e Cerutti.

Sobre a Tapera das Artes

Celebrando 41 anos de existência em 2024, a instituição Tapera das Artes transcende seu papel tradicional de escola. Emerge como um verdadeiro centro de aprendizado contínuo, onde a música não é apenas uma disciplina, mas uma ferramenta essencial na construção da cidadania e no fortalecimento da autoconfiança dos jovens.  Localizada em Aquiraz, a Tapera das Artes se destaca por sua diversidade, oferecendo 14 diferentes oficinas musicais em sua grade curricular, beneficiando aproximadamente 1.500 alunos, a maioria proveniente de famílias de baixa renda e escolas públicas da região.

Serviço:

 
Curso profissional gratuito de Luteria
Inscrição: até 03 de maio

Link de inscrição: https://forms.gle/Euvh935ck97N7sHX7

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com