32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Vicunha Serviços e Cagece inauguram primeira estação de água de reúso do Ceará

quinta-feira, 09 de maio 2024

A Vicunha Serviços, subsidiária do Grupo Vicunha, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), inauguraram nessa quarta (8) a primeira Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e Produção de Água de Reúso do Ceará. Essa ação busca atender as indústrias nos municípios de Pacajus e Horizonte, no Estado.

Segundo o presidente da Cagece, Neuri Freitas, essa parceria e o projeto reúnem inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade em geral, pois foi uma solução pensada para atender as necessidades das indústrias, sendo uma resposta concreta ao desafio da sustentabilidade e da preservação dos recursos hídricos, ao mesmo tempo que visa aprimorar os processos industriais.
“Nós temos aqui em Pacajus uma parceria entre a Cagece e a Vicunha, é uma nova sociedade constituída pela Vicunha em que construiu uma estação de tratamento de esgoto industrial e também produção de água de reúso dentro do conceito ESG que já permeia tanto Cagece como Vicunha e a ideia é ter uma solução que atenda as indústrias aqui no distrito industrial que traga uma condição melhor para o meio ambiente, que faça reuso de água e isso também é muito importante no ponto de vista ambiental e do ponto de vista social, porque você acaba deixando a água tradicional, água de chuva exclusiva para o abastecimento humano. Então, é um projeto que reúne diversos benefícios para o ambiente, para a indústria Vicunha, para a Cagece e para a sociedade de um modo geral”, destaca Neuri.
Ainda de acordo com Neuri, esse projeto foi fundamental, pois, tendo em vista o cenário climático no Ceará, é necessário alternativas de água para as indústrias. A Estação de Produção de Água de Reúso trata o esgoto doméstico do município e produz água tratada de alta qualidade que pode ser reutilizada pelas indústrias da região em diferentes processos produtivos. Isso gera uma redução considerável da necessidade de retirar água do meio ambiente, ou seja, dos mananciais para os processos industriais.
“Aí ele é fundamental dentro da história que a gente precisa buscar alternativas de água para as indústrias e aí a água de reuso é ótima para esse tipo de empresa. Porque a água de reuso não pode ser usada para o abastecimento humano, ela pode ser usada para a indústria, para a agricultura. Então, se a gente começar a usar esse tipo de água para as indústrias, a agricultura, sobra mais água da chuva, de manancial, para abastecer a população. Então, temos aqui um projeto que todos estão ganhando, as empresas participantes, no caso a Vicunha”, afirma.
O governador Elmano de Freitas destacou seu orgulho como governador em estar na inauguração de um projeto que muda os paradigmas do que deve ser o trabalho do setor industrial. “Uma nova indústria, é uma indústria que respeita os recursos naturais e o interesse fundamental, o recurso da água. Por isso, estou aqui muito orgulhoso para poder dizer a vocês, que aqui no Estado do Ceará, a empresa Vicunha, junto com os cearenses, fizeram a inovação para o Brasil, a qual podemos ter uma indústria convivendo de maneira ainda mais harmonia com o meio ambiente, isso me dá muito orgulho”.
O presidente da Vicunha, Marcos De Marchi, destacou o compromisso da empresa, com mais de 56 anos de atuação no Ceará, em liderar a transformação rumo a uma indústria mais sustentável.
“Com a reutilização do esgoto doméstico para processos industriais, estamos preservando recursos naturais e fortalecendo nosso compromisso com a sustentabilidade, liderando o caminho para a construção de um futuro mais responsável para o planeta e para as populações da região, deixando um legado socioambiental positivo. Temos a visão clara de que a sustentabilidade é essencial para o sucesso a longo prazo. Por isso, estamos em constante evolução e buscando processos e parcerias para aprimorar as nossas práticas e minimizar o impacto ambiental da indústria têxtil”, disse.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com