27.1 C
Fortaleza

Zelo pelos pequenos aliados

Segundo advertem políticos veteranos e experientes, acostumados com os problemas originados em consequência da constituição de coligações formadas por partidos em grande número, o que, a propósito é muito fácil de ocorrer num país como o Brasil, onde se criam partidos como quem cria time de futebol nas periferias, essa é uma situação já notada em se tratando do ajuntamento dos 12 partidos aliados situacionistas do Ceará. É isso, mesmo em se tratando de um pleito municipal este ano. Os alertas sobre isso, entretanto, não são feitos apenas por observadores e analistas políticos. Quem tem acompanhado de perto as mais recentes declarações de algumas das principais lideranças políticas, como o senador Cid Gomes (PSB) e o governador do Estado, Elmano de Freitas, pode, sem dificuldades, detectar que ambos não mostram-se muito satisfeitos com o rumos que a pré-campanha tem tomado e, principalmente, no que diz respeito a dois problemas, e ambos originados pelas estratégias utilizadas por determinadas lideranças do PT, empenhadas chegar ao Paço Municipal através do superado processo das prévias, com o que discorda Elmano, que prefere o diálogo, ou o senador Cid, que discorda do predomínio do PT nos campos federal e municipal. Cid, em suas declarações, insiste em defender a indicação de um nome não petista, segundo ele, contra a hegemonia petista, assim como o respeito e consideração pelos partidos aliados, a quem se devem incontáveis vitórias. Diante de isso, não admirará se partidos menores e aliados, em plena campanha “fazerem corpo mole” à falta de compensações.

A SUDENE e a ENEL. Durante reunião da CPI da ENEL, na ALECE, muitas novidades ainda desconhecidas sobre as falhas e trapalhadas da ENEL, que tantas perdas tem causado aos cearenses, vieram à tona. Com a participação do Diretor da DUDENE, Heitor Freire, ficou-se sabendo, entre outros absurdos, que a referida empresa distribuidora de energia, recebeu, como incentivo, mais de R$ 800 milhões durante 10 anos. Ou seja, são os cearenses que patrocinaram essa “bondade” à ENEL.

Augusta elogiada. No Senado Federal, a senadora cearense Augusta de Brito (PT) continua figurando entre os destaques publicados pelos setores jornalísticos que acompanha os atos daquela Casa. Um dos mais recentes destaques, ela teve aprovado o seu Projeto que torna obrigatório o pagamento de pensão pelos pais, a órfãos de feminicídio.
Sem rancores. Pelo que se observa, o prefeito de Fortaleza, Sarto, não dá muita trela a quem da imprensa se refere a críticas que ele recebe na ALECE ou na Câmara Municipal. Como exemplo, ele foi indagado sobre críticas feitas à sua gestão pelo senador Cid. Como resposta, ele limitou-se a dizer: “O Cid é meu amigo, e está tudo bem ente nós”.
O caminho certo. O senador Cid Gomes, por ocasião de entrevista coletiva a emissoras de Rádio de Russas, resumiu o seu ponto de vista mais imediato sobre a sucessão em Fortaleza: primeiro, a elaboração de amplo projeto para Fortaleza; segundo, a escolha de um nome entre as lideranças de todos os partidos aliados, exceto das lideranças do PT.
STF e o Legislativo. No momento em que os ministros do STF estão quase aprovando a descriminalização do porte de drogas, a Câmara dos Deputados anuncia, para os próximos dias, a aprovação de um PL, que criminalize o porte de qualquer droga, e em qualquer quantidade. Isso, depois que uma pesquisa revela que 85% dos brasileiros discordam do que quer aprovar o STF.
Decisão vitoriosa. Veio a público os primeiros resultados da decisão do Ministério da Educação, de conceder aos milhões de jovens que deixaram de frequentar aulas por terem que trabalhar. Com a anunciada concessão de “pé de meia” para que eles retornem às aulas, defensores da ideia revelam que 7 milhões que deixaram o ensino médio retornarão às aulas.
Preocupação no Ceará. Segundo têm revelado à imprensa algumas lideranças sérias do PT do Ceará, não pode deixar de preocupar a queda do apoio popular ao governo do presidente Lula, e que tem sido originada pela maneira como ele tem reagido e se expressado. Para eles, pelo visto falta alguém criar coragem e advertir o presidente sobre isto.
Advertências sérias. A população brasileira, em todos os estados, está se expondo a sérios perigos com sua saúde, ao não comparecer em peso aos postos de vacina contra a gripe. A advertência é do Ministério da Saúde e da SESA-CE. Isso porque, segundo a advertência, a gripe e suas variantes fragiliza o sistema imunológico diante de doenças como COVID-19 e dengue.
Belgas presente. Foi recebida, no Palácio da Abolição, uma caravana de empresários dos mais destacados da Bélgica, que têm objetivo de investir pesado no Estado Ceará. Depois de visita a algumas universidades, onde se informaram sobre a energia renovável, os representantes belgas confirmaram parceria com o nosso Estado, sobre essa setor.

“Não é o mau eleitor que desmoraliza o sistema eleitoral, mas, o mau condutor partidário, a quem não interessa a correção e a honestidade”. Jurista Djalma Pinto.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img