32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Agência estatal do Irã pede orações após incidente com helicóptero que levava o presidente

segunda-feira, 20 de maio 2024

Um helicóptero no qual viajava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, passou por um incidente nesse domingo (19) e precisou fazer “pouso difícil”, de acordo com o Ministério do Interior iraniano. A mídia estatal do país disse que a aeronave havia sido encontrada e que foi feito contato com um dos passageiros, mas não deu mais detalhes.
A agência de notícias estatal Fars pediu que os iranianos rezem pelo presidente, e depois publicou imagens de pessoas orando pela saúde de Raisi em Mashhad, cidade natal do presidente e considerada sagrada para os muçulmanos xiitas, maioria no país persa. Meios oficiais do regime disseram que uma operação em larga escala envolvendo 16 equipes de resgate foi lançada para tentar encontrar o helicóptero, mas que o mau tempo e uma neblina pesada complicavam as operações de resgate.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os socorristas caminhando pela neblina em busca da aeronave. A agência de notícias oficial IRNA afirmou que Raisi estava acompanhado de outros dois helicópteros que transportavam ministros e outras autoridades, e que essas aeronaves teriam chegado com segurança ao destino.
O regime iraniano afirmou que equipes de resgate atuam na região, mas que o mau tempo e a neblina dificultam operações, e a mídia estatal disse que as equipes estavam se aproximando das coordenadas do helicóptero. A televisão estatal afirmou ainda que a aeronave caiu por conta de condições climáticas adversas, mas não confirmou se há mortos ou feridos.
Uma autoridade iraniana ouvida em condição de anonimato pela Agência Reuters disse que o helicóptero caiu em terreno montanhoso quando Raisi voltava de uma visita à fronteira do Irã com o Azerbaijão. Segundo a autoridade, as informações que chegam do local do incidente são “muito preocupantes”, e as vidas de Raisi e do chanceler Hossein Amirabdollahian, que também estava no helicóptero, correm perigo.
O incidente aconteceu próximo à cidade de Jolfa, a cerca de 600 quilômetros da Capital, Teerã, enquanto Raisi viajava pela província do Azerbaijão Oriental, de acordo com a mídia local. Informações atualizadas até o fechamento desta edição.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com