32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Autoridades alertam para possível piora nos índices de temperatura em 2024

quarta-feira, 20 de março 2024

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou nesta terça-feira, 19, que os resultados referentes às temperaturas globais podem ser ainda piores em 2024 em comparação ao que foi observado no ano passado, quando todos os principais recordes climáticos do mundo foram quebrados. O chefe da organização ressaltou preocupações mais acentuadas relacionadas com o aquecimento dos oceanos e a redução do gelo marinho.

No relatório anual sobre o estado do clima global, a agência das Nações Unidas revelou que as temperaturas médias alcançaram o índice mais alto em 174 anos de documentação por uma margem clara, sendo 1,45ºC acima dos níveis pré-industriais. No mesmo contexto, as temperaturas registradas nos oceanos também já são as mais altas em 65 anos de informações. Mais de 90% dos mares estão vivenciando ondas de calor durante o ano.

Em janeiro, a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, já havia dito que a organização estava “soando o alerta vermelho ao mundo”. “O que testemunhamos em 2023, especialmente com o calor sem precedentes dos oceanos, o recuo dos glaciares e a perda de gelo marinho na Antártida, é motivo de particular preocupação”, explicou. Especificamente sobre tal meio, Saulo advertiu que a situação é “quase irreversível” ou levaria milênios para ser corrigida. “A tendência é realmente muito preocupante e isso se deve às características da água que mantêm o conteúdo de calor por mais tempo que a atmosfera”, detalhou.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com