32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Brasil e Israel permanecem em crise, diz embaixador

terça-feira, 16 de abril 2024

O embaixador israelense em território brasileiro, Daniel Zonshine, afirmou nesta segunda-feira, 15, que as relações diplomáticas entre Brasil e Israel não voltaram à normalidade. “Ainda estamos em uma espécie de crise diplomática, mas que não é necessária e podemos terminar isso com o uso de aparelhos diplomáticos. Não quero dizer o que cada um tem que fazer, mas há bastante opções diplomáticas para voltarmos a ter relações mais normais”, pontuou em entrevista ao Uol News.
De acordo com ele, tais opções, por enquanto, não deverão se tornar públicas e são necessários canais políticos para encerrar o episódio. “Isso é algo que levará um pouco de tempo. Não podemos e não devemos continuar com isso por muito mais tempo. Espero que isso acabe em breve e que possamos avançar e ver os interesses de longo prazo entre os dois países baseado nas relações e valores que temos”, desejou.
No último fim de semana, o representante do governo de Israel disse que estava “desapontado” com o posicionamento do Itamaraty sobre os ataques do Irã em solo israelense. “As mensagens do Itamaraty são um tipo de janela da posição brasileira. Sobre este ataque, não houve uma condenação. Para mim, como israelense e embaixador, deixou-me desapontado. Não há outras palavras de que foi um ato terrorista de um país contra outro. Um ato terrorista deve ser condenado”, opinou.
A crise, no entanto, não está limitada aos fatos recentes, mas também está relacionada com as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do ano, que foram fortemente repudiadas por autoridades do país, inclusive pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O comentário em questão foi proferido durante a coletiva de imprensa que encerrou a viagem feita à Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente brasileiro na época.
O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, classificou Lula como alguém que não seria bem-vindo no país até que houvesse uma retratação. Mas, segundo Zonshine, o termo “persona non grata” não foi atribuído ao chefe do Executivo brasileiro. “‘Persona non grata’ não foi exatamente o termo que nosso ministro usou. Ele disse ‘is not welcome’ [‘não é bem-vindo’], e isso foi traduzido para ‘persona non grata’. Do ponto de vista jurídico, não é exatamente a mesma coisa”, defendeu.
Quando tudo aconteceu, o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, pontuou que o Brasil não tinha motivos para se desculpar. “Quem tem que se desculpar é o Estado de Israel, perante a humanidade, perante o mundo, pelas barbaridades que acontecem”, argumentou. Lula, por sua vez, também manteve sua posição afirmando que o governo de Israel quer “efetivamente acabar com os palestinos na Faixa de Gaza”. “É exterminar aquele espaço territorial com o povo palestino para que eles ocupem. Não tem outra explicação […] É só você ler o depoimento dos Médicos Sem Fronteiras […] Pega depoimento da Cruz Vermelha. Pega criança dizendo que prefere morrer do que ser tratada do jeito que estão sendo tratadas, sem anestesia. Isso é genocídio ou não é genocídio?”, questionou.
O mal estar levou o governo do Brasil a chamar de volta o embaixador Frederico Meyer de volta para casa. Mesmo diante do cenário, o representante israelense disse acreditar que exista a possibilidade de um encontro entre Lula e Netanyahu. Paralelamente, fontes diplomáticas revelaram à CNN que o Itamaraty ainda não tem planos de enviar Meyer de volta ao país de Netanyahu. O Brasil está sem representação no território que está em guerra com o Hamas há dois meses. É importante destacar que a embaixada permanece aberta para atender os cerca de 13 mil brasileiros que vivem no local e, oficialmente, o governo brasileiro está sendo representado pelo encarregado de negócios.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com