32 C°

quinta-feira, 13 de maio de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

China diz que reduzirá uso de carvão e apostará em ‘Cinturão e Rota Verde’

sexta-feira, 23 de abril 2021

Em discurso na Cúpula do Clima, o dirigente Xi Jinping reafirmou que a China começará a baixar suas emissões de gases poluentes antes de 2030, e que pretende atingir a neutralidade em carbono em 2060, promessas que já haviam sido feitas em dezembro. No evento virtual organizado pelos Estados Unidos nesta quinta (22), Xi afirmou que seu país começará a reduzir o consumo de carvão no período de 2026 a 2030. A fala sugere que o uso desse combustível fóssil na China, de longe o mais alto do mundo, atingirá um pico em 2025 e começará a cair depois disso.


Mais cedo, o governo chinês havia dito que planeja diminuir já neste ano a participação deste combustível em sua matriz energética, para menos de 56%. No entanto, o país seguirá aprovando novos projetos que envolvem carvão. Em sua fala, o líder chinês fez uma defesa do meio ambiente e a relacionou aos objetivos econômicos do país. “Montanhas verdes são montanhas de ouro. Proteger o ambiente é proteger a produtividade, e melhorar o ambiente significa acelerar a produtividade. A verdade é simples assim”, afirmou.


Ele também disse que a China buscará estimular o desenvolvimento sustentável no exterior, e falou em “Green Belt and Road”, em referência ao projeto Cinturão e Rota, que financia a construção de estradas, pontes, portos e outras estruturas em países do exterior. Xi defendeu que a transição para uma economia mais limpa seja feita sem deixar de lado o desejo das pessoas de melhorarem de vida, e pediu que os países mais ricos ajudem os mais pobres nesta tarefa, pois ela será mais desafiadora para as nações em desenvolvimento.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com