32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Cidades mexicanas têm apagões em meio a onda de calor

quinta-feira, 09 de maio 2024

Diversos estados mexicanos reportaram problemas com o abastecimento de energia elétrica devido a alta demanda da população em meio a onda de calor no país.O Centro Nacional de Controle de Energia (Cenace) confirmou que também houve uma queda na capacidade de geração elétrica e detalhou que, dependendo do lugar, os apagões ocorreram por minutos ou até por horas. Ao todo, 19 regiões foram afetadas pela situação, incluindo a capital, Cidade do México.
O presidente do país, Andrés López Obrador, comentou sobre o assunto em coletiva de imprensa e reforçou que as dificuldades foram causadas pela intensa onda de calor que se espalhou por grande parte do território mexicano. “O Cenace, que controla a distribuição de energia, tem sistemas de alerta, e estabeleceu o alerta por pouco tempo. E não foi o país todo que sofreu com apagões”, pontuou o chefe do Executivo do México. Os alertas citados pelo presidente são uma estratégia adotada para informar à população caso, por algum motivo, o Sistema Elétrico Nacional entre em estado operacional de emergência, resultando em cortes no fornecimento de energia.
Fenômenos naturais extremos, como furacões, tempestades e ondas de calor ou de frio também conseguem ativar tais alertas. “Felizmente foi reestabelecido de novo todo o sistema de energia elétrica”, ressaltou López Obrador, argumentando que os episódios da última terça-feira, 07, se trataram de casos excepcionais relacionados com um evento “inesperado”.
Ainda neste mês, o Cenace já havia informado sobre o fato de algumas usinas elétricas terem saído de operação ou terem diminuído a geração de eletricidade. Por essa razão, o Sistema Interligado Nacional (SIN) entrou em estado operacional de emergência por duas vezes.
Na terça-feira, a capital mexicana alcançou um novo recorde de temperatura com os termômetros marcando 33,4 °C, segundo informações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN). Devido aos altos índices, empresas e residências aumentaram a demanda por energia elétrica para manter funcionando equipamentos que possam auxiliar no alívio do calor como ventiladores.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com