32 C°

quinta-feira, 13 de maio de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Clima: EUA dizem que Bolsonaro foi construtivo

sexta-feira, 23 de abril 2021

O discurso de Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima, nesta quinta-feira (22), foi visto como “positivo” e “construtivo” pelo governo americano, mas auxiliares de Joe Biden dizem que a credibilidade do presidente brasileiro se apoiará em “planos sólidos.” “O presidente Bolsonaro deu um tom positivo e construtivo no seu discurso na cúpula”, disse um porta-voz do Departamento de Estado americano, ressaltando que é “justo” perguntar como os países vão atingir objetivos tão ambiciosos. “Nossa credibilidade se apoiará em planos sólidos, na execução do trabalho e em um foco implacável nos resultados.”


Durante sua apresentação cúpula, Bolsonaro fez uma fala que causou no mínimo estranhamento para quem observa a política ambiental considerada negligente de seu governo. O presidente brasileiro afirmou ter determinado a duplicação dos recursos destinados às ações de fiscalização ambiental no Brasil, comprometeu-se a alcançar a neutralidade climática até 2050 -dez anos antes da meta estabelecida anteriormente- e repetiu a promessa de acabar com o desmatamento ilegal até 2030. Os americanos ainda cobram, nos bastidores, que o discurso seja refletido em ações práticas e que resultados tangíveis sejam vistos ainda neste ano, mas celebraram o que consideram uma moderação ao menos retórica do brasileiro.


Carbono
“Alcançar a neutralidade de carbono até 2050, dez anos antes do compromisso anterior e sem pré-condições, é significativo, assim como seu compromisso de dobrar os fundos disponíveis para fiscalização, um passo crucial para eliminar o desmatamento ilegal até 2030”, disse o porta-voz do Departamento de Estado. A visão otimista é vantajosa para Biden, que tenta se consolidar como líder na reconfiguração da geopolítica mundial, ditada pelo clima, em que o Brasil é um personagem-chave.


Conseguir um comprometimento de Bolsonaro era considerado pela Casa Branca uma vitória, apesar de os americanos esperarem um cronograma mais detalhado sobre como o Brasil vai atingir suas metas, o que não apareceu no discurso elaborado no Planalto.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com