32 C°

segunda-feira, 16 de maio de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Covid-19: EUA e Europa incentivam teste constante

sexta-feira, 21 de janeiro 2022

A variante ômicron causou uma explosão de casos de Covid no Brasil. Junto ao recorde de infecções, atingido na terça (18), e um novo recorde, na quarta (19), o país continua patinando na testagem da sua população. Desde o início da pandemia, a testagem constante foi apontada como uma possibilidade de controle ou, no mínimo, amenização da disseminação da Covid. “O meio mais eficaz de prevenir infecções e salvar vidas é quebrar as cadeias de transmissão.

Para isso, você precisa testar e isolar. Vendado, você não pode combater um incêndio. E nós não conseguiremos parar essa pandemia se não soubermos quem está infectado”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em 16 de março de 2020, ainda no início da crise sanitária. “Nós temos uma mensagem simples para os países: testar, testar, testar. Teste todo caso suspeito.”

Opções
De início, a testagem, essencialmente através de exames RT-PCR, foi um problema mundo afora. Mas, com o tempo, as capacidades acabaram expandidas e novas opções com resultados mais rápidos para detecção, como os exames de antígeno, tornaram-se disponíveis.

Uma outra evolução nas formas de testagem foram os autotestes. O FDA (agência americana de regulamentação de drogas e alimentos) já liberava os testes para serem feitos em casa em novembro de 2020. Nos primeiros meses de 2021, alguns países europeus também já começavam a usar essa opção e, em março, o ECDC (Centro Europeu para o Controle e a Prevenção de Doenças, na sigla em inglês) já produzia um documento apontando os impactos –possíveis benefícios e problemas– de autotestes na pandemia.

Assim, a testagem foi virando algo quase cotidiano. No Reino Unido, por exemplo, é possível obter os testes para se fazer em casa gratuitamente junto ao NHS (serviço público de saúde inglês), inclusive com pedidos pelo correio.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com