30 C
Fortaleza

Decreto pode impedir circulação de pessoas em Paris e acesso a casas suspeitas

A adoção de um plano branco pelo governo de François Hollande dá poderes à polícia para impedir a circulação de pessoas na capital francesa. Também foram instituídas zonas de proteção de segurança em toda a cidade.

Após os atentados da noite dessa sexta-feira (13) em Paris, o Conselho de Ministros da França baixou hoje (14) decreto declarando estado de emergência no país com vigência imediata em toda área metropolitana de Paris e também na Córsega.

Outro decreto foi adotado para reforçar as medidas de segurança na Ilha de França, região administrativa onde está situada Paris.

Esse dispositivo permite o acesso à casa de qualquer pessoa cuja atividade seja considerada perigosa, o fechamento provisório de salas de espetáculo e de lugares públicos que reúnam muitas pessoas, o recolhimento de armas e também a realização de buscas administrativas.

Além disso, o presidente François Hollanda, conforme anunciou o Conselho de Ministros, restabeleceu o controle das fronteiras. A atividade aduaneira também foi reforçada.

As escolas e universidades estarão fechadas neste sábado (14) na Ilha de França. Os hospitais foram mobilizados para atender aos mais de 300 feridos.

Crédito de divulgação: agenciabrasil.ebc.com.br
Crédito de divulgação: agenciabrasil.ebc.com.br

Foi criado um comitê de ajuda às vítimas, formado pelos ministérios de Negócios Estrangeiros, da Justiça e da Saúde, com o apoio da prefeitura de polícia.

O Conselho de Ministros reafirmou o anúncio feito ontem por Hollande de cancelamento de sua viagem à Turquia, onde participaria da Cúpula do G20. Ele será representado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Desenvolvimento Internacional, Laurent Fabius, e das Finanças e Contas Públicas, Michel Sapin.

REDAÇÃO O ESTADO ONLINE
Fonte: Agência Brasil
[email protected]

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img