32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Eleições municipais na Turquia são marcadas por episódios de violência

segunda-feira, 01 de abril 2024

As eleições municipais turcas foram marcadas por episódios de violência relacionados com a eleição de autoridades de bairro. A votação deste domingo, 31, estava sendo vista como a oportunidade do presidente Tayyip Erdogan de recuperar o controle de Istambul do rival Ekrem Imamoglu, prefeito da cidade, que vem se destacando como oposição depois de vencer a votação de 2019.
No sudeste do país, um grupo entrou em confronto com a utilização de armas, paus e pedras, o que deixou uma pessoa morta e outras 11 feridas. Em um outro momento, um candidato foi morto e quatro pessoas se feriram em uma luta. Em Sanliurfa, mais 16 cidadãos ficaram feridos e uma outra pessoa foi esfaqueada em Afyonkarahisar, no oeste. Há relatos ainda de casos que aconteceram durante a noite em Bursa, tendo uma pessoa perdido a vida após ser alvejada e outras duas ficado feridas.
Quanto ao cenário político, no ano passado, a base aliada do presidente turco garantiu maioria no Parlamento, bem como conquistou a reeleição. No entanto, os resultados de domingo podem reforçar o controle de Erdogan sobre o país ou apontar para uma mudança de direcionamento, dividindo as opiniões no território. Uma vitória de Imamoglu pode alimentar o pensamento de que ele venha a se tornar um líder nacional.
As urnas abriram com mais de 61 milhões de pessoas registradas para votar. Em Istambul, as pesquisas já sinalizavam para a existência de uma disputa acirrada entre Imamoglu e o candidato do partido do presidente, o AKP, Murat Kurum, que é um ex-ministro. Além de Istambul, Erdogan também tem interesse em garantir a vitória em Ancara, que foi igualmente conquistada pela oposição em 2019.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com